Secopa protocola ofício sobre as obras do VLT

Titular da Cooperii, Geraldo Accioly, afirma que proposta deve ser feita de governador para prefeita
O titular da Secretaria Especial da Copa (Secopa), Ferrúcio Feitosa, informou ter protocolado, por volta das 17h30 de ontem, na sede da Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza (Cooperri), ofício assinado por ele e endereçado ao coordenador Geraldo Accioly, manifestando interesse em conhecer detalhes da obra da Via Expressa, no sentido de dialogar sobre uma possível transferência para o Estado.


Cid Gomes manifestou, na última quarta-feira, intenção de assumir comando de obras dos três túneis que cruzam a Via Expressa, por onde passará o VLT. O governador demonstrou preocupação com atraso dos serviços Foto: NAtinho Rodrigues

"Quem sempre tratou das obras da Copa no âmbito do Estado foi a Secretaria que dirijo. E, nessas questões, sempre tratei com ele (Accioly)", disse Ferrúcio, adiantando ter solicitado agendamento de reunião para tratar do assunto.

No entanto, segundo o titular da Cooperii, Geraldo Accioly, "o pedido precisa ser oficializado e feito de governador para prefeita e não de secretário para secretário". A declaração foi feita, na noite de ontem, acerca da declaração do governador do Estado, Cid Gomes, de que iria procurar "os encarregados locais para nos oferecermos para assumir as obras dos três túneis (avenidas Alberto Sá, Santos Dumont e Padre Antônio Tomás, que cruzam a Via Expressa) por onde passará o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Parangaba/Mucuripe".

Accioly comentou que, até as 18h de ontem, não havia sido protocolado na Prefeitura a intenção do chefe do Executivo do Estado de assumir obras municipais destinadas à realização da Copa do Mundo.

Procedimento
Sobre a necessidade da oficialização da proposta do Estado, o titular da Cooperii confirmou ser um procedimento normal entre as autoridades máximas do Estado e Município. E, ontem mesmo, Accioly anunciou que iria conceder uma coletiva, ao lado do secretário de Infraestrutura do Município de Fortaleza (Seinf), Luciano Linhares Feijão, às 10h da próxima segunda-feira, no prédio da Prefeitura à Av. Luciano Carneiro.

"Se a oficialização não chegar até amanhã (hoje), desmarcarei a coletiva", disse, explicando que, chegando o ofício de Cid, pretende se reunir com Luizianne para saber suas orientações sobre a questão. "Se isso acontecer, daremos na coletiva o posicionamento da prefeita", frisou.

Intenção
Cid Gomes anunciou, na noite da última quarta-feira, o desejo do Governo do Estado de assumir o comando de obras de mobilidade urbana na Capital. Com o afastamento da construtora Delta das obras, Cid Gomes mostrou preocupação com o atraso na construção dos túneis. Ele disse que não existe a expectativa para que o VLT fique pronto para a Copa das Confederações, que acontecerá em junho de 2013.

Mas, Acciolly ressaltou que não iria emitir juízo de valor sobre a proposta do governador. "É um direito dele propor isso. Não vou polemizar". O coordenador também não falou sobre como recebeu declaração de Cid de que "o que tiver para fazer tem de ser benfeito".

MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER 
Esta matéria é do jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário