Assembleia Legislativa oficializa transmissão da TV digital nesta segunda

A TV digital da Assembleia Legislativa (61.3) entra no ar oficialmente nesta segunda-feira (02/07), após quinze dias de testes. Resultado de parceria com a TV Câmara, o novo sistema permite o compartilhamento da transmissão em sinal digital aberto da programação. A solenidade de lançamento será às 15h, no Plenário 13 de Maio, e contará com a participação de representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Segundo o coordenador dos Veículos de Comunicação da Assembleia, Hermann Hesse, com o novo sistema a AL parte na frente ao transmitir em sinal digital, ganhando qualidade de som e imagem, além de ampliar sua zona de cobertura. “E, além da programação da TV Assembleia, ofereceremos também o acesso à TV Câmara e TV Senado”, ressaltou.
O diretor da TV Assembleia, Leonardo Borba esclarece que, diferentemente das emissoras de televisão comerciais, a TV Assembleia passa a utilizar a multiprogramação do canal 61, pertencente à Câmara Federal. “Esse sistema permite que um só canal reproduza quatro programações distintas. Portanto, será transmitido através do canal 61.1 a TV Câmara, 61.2 a TV Senado e 61.3 a TV Assembleia. Em futuro próximo, o 61.4 será da TV Fortaleza formando assim a Rede Legislativa de TV Digital”, explicou.
O sinal digital, conhecido como HDTV (sigla em inglês para Televisão em Alta Definição) está disponível para aqueles que possuem o aparelho conversor e o aparelho digital. Já as pessoas que não possuem televisão digital continuarão acompanhando a programação via sinal analógico.
Leonardo Borba lembra que “o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) é uma realidade e todas as emissoras terão até 2016 para se adequarem”. O diretor da TV Assembleia acrescenta ainda que o sistema é uma importante ferramenta para a inclusão digital, pois a televisão, segundo o IBGE, está presente em 98% dos lares - um dos meios de comunicação de maior alcance entre a população.
A TV Assembleia é uma das pioneiras a disponibilizar a TV digital, quando se fala em emissora legislativa. No Brasil, apenas as televisões legislativas de São Paulo e Minas Gerais têm sinal desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário