Contato

Coluna do blog


Vamos tombar nossos bens imateriais
Sempre sonhei em ser alguém na vida literária. Queria ser boêmio, varar noites e escrever crônicas. Crônica é um estilo literário...quer dizer, crônica é uma reportagem bem humorada, ou  não, que diz a mesma coisa que um texto grave de modo garboso, pimpão, elegante, malandro, triste ou alegre. E nesses sonhos estava um dia escrever sobre os bens imateriais de Fortaleza. Aí, um cronista carioca botou uma peruca de touro no meu sentimento de cronista e escreveu antes d’eu. Foi perguntando a leitores destas mal traçadas linhas que resolvi embarcar nesta aventura. Tombar bem imaterial de Fortaleza, por exemplo, é fazer patrimônio, triangulo do vendedor de chegadinha; trocador de ônibus pedindo pra dar um passinho atrás; o sol sendo vaiado; o cheiro do pastel da Leão do Sul; na mesma Leão do Sul a pergunta: carne ou queijo; o grito dos viados nas noites da Praia de Iracema; as raparigas do Farol pedindo: Bem paga um cuba pra mim; a batida no caixote do burro, do vendedor de buchada e fígado fresco; o plural do cadeirante vendedor de chá no São Sebastião: Cháris!; Tou olhando pro senhor, doutor, dito pelo flanelinha; vai graxa?; Um pneu é um pneu; Irapuan Lima dizendo vá e leve sua família; Muito bom dia Mamãe, do Wilson Machado;quartinha na janela; cadeira na calçada; jornaleiro da Senador Pompeu gritando...Correio,Povo,Unitário novo; queima raparigal; a buzina do Expresso de Luxo guiado pelo Farias chegando do interior; o chiado do fígado acebolado frito no Cury; as surras da carne de pescoço do Estoril pra confessar que era filé; a espiada no cofrinho dessas calças de cintura baixa; brecha; vento da esquina da Rouvanni; a passagem da Burra Preta pela Praça do Ferreira; o sabor da peixada no restaurante do Passeio Público nos anos 50; o cachorro quente da 4x400...bem imaterial é uma lembrança pra você tombar no seu coração, já que não temos ninguém com cultura na cultura do Ceará pra armar uma maratona assim. Quem sabe nasça agora de uma campanha política. Desculpa: ia esquecendo...o cheiro que vem da vizinha, de arroz refogado no alho. Escutou o cheiro?

A frase: “ Democracia sem contraditório pode ser qualquer coisa, menos democracia.” De um observador da cena.


Por isso eu amo o Ceará 
No fincamento das primeiras estacas industriais para construção da Siderúrgica do Pecém, povo e Governo ficaram orgásmicos. Mais ainda o Governo que no seu boletim de notícias titulou o press release assim: “A Siderúrgica vai produzir o melhor aço do mundo e vai entrar em operação em setembro de 2015”. Achei fofo!!!

Festa pra setembro
O Governo do Ceará, com apoio do Governo Federal, está construindo novos hospitais regionais no interior do Ceará. Em Sobral, o hospital regional será inaugurado em setembro deste ano.

O preço de cada um
Presidente do PPS, Roberto Freire avalia como “desonestidade” da presidenta Dilma não ter empenhado um centavo das emendas parlamentares do partido: “Isso é perseguição, mas não nos intimida”.

Entusiasmo
Tinha um contido entusiasmo o cumprimento da deputada Eliane Novais a Roberto Claudio, no dia seguinte à inauguração do Comitê de Roberto Claudio-Prefeito – 40.

Surpresa
Até Claudio foi tomado de surpresa quando a deputada, da corrente do PSB que com o irmão Sérgio discrepam do PSB de RC,Cid e Ciro, parabenizou pela festa e pelo entusiasmo do povo.

Deputado no recesso
Duas horas antes do fim da sessão legislativa deste semestre, que acabou na terça feira,Edísio Pacheco assumiu a vaga de suplente de deputado estadual na Assembleia. É deputado no recesso.

Haja sobralense
Amanhã Sobral faz uma festa para reunir um grupo de saudosistas que no facebook brincam de relembrar os velhos tempos e apostar quem conhece mais gente em antigas fotografias.

E mais...
Não é só isso. O glamour sobralense costuma desfilar também velhos roteiros da vetusta sociedade. Como é ano de eleição, espera-se grande fluxo de candidatos de Sobral,lá e aqui.

 Em apuração
Diz que tem candidato a Prefeito na Zona Norte do Estado que teve que fazer prova de que sabia escrever. Teria sido uma dificuldade grande pra passar no vestibular dos garranchos.

O macaco e a cotia

Choro dos inocentes
O caos da saúde. No Ceará, nos últimos 10 anos, segundo o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Aramicyr Pinto, 18 unidades de pediatria acabaram fechando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário