Contato

Governo inaugura via e anuncia novas obras



 SARA OLIVEIRA
saraoliveira@oestadoce.com.br

Com ares de comício, com direito a fogos de artifício, carreata e trio elétrico, foram inaugurados, ontem, após mais de um ano de atraso, 7,8 km da avenida Maestro Lisboa (CE-025). As obras, que começaram ainda em 2009, incluíram drenagem, construção de ciclovia, calçadas, nova iluminação e duplicação com duas pistas de rolamento de 3,5 metros de largura cada. Durante o evento, gestores do Governo do Estado destacaram novas obras de ampliação e alongamento em estradas cearenses.
A via reformada dá acesso às praias da área leste da Região Metropolitana de Fortaleza, como Porto das Dunas, Cofeco e Prainha. A demora para a entrega da requalificação, de acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, deu-se por problemas com a primeira empresa contratada para executar os serviços, que faliu e causou a paralisação da obra. Outro entrave para a concretização de algumas obras de mobilidade seriam, segundo informações do Governo, as desapropriações.“É preciso fazer as pessoas compreenderem a importância das intervenções”, ressaltou o secretário, referindo-se ao procedimento que despoja pessoas de seu imóvel, mediante indenização.
As promessas do Governo do Estado quanto às obras de mobilidade incluem, ainda, uma ponte estaiada(suspensa por cabos) sobre o Rio Cocó, saindo da avenida Santos Dumont, nas proximidades do bairro Cidade 2.000, dando acesso direto ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). O planejamento do equipamento, porém, ainda está em fase de formulação através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) entre seis empresas, para que, então, seja firmada uma Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa, segundo Adail, é de que esta fase seja concluída até o final de 2012 e as obras durem cerca de dois anos. “Será a última ação para resolver os ‘problemas’ causados pelo Centro de Eventos”, ressaltou.
Outra obra que, conforme Adail, já está em processo de licitação, é a construção de uma estrada, que começará a ser aberta a partir da Ponte da Sabiaguaba, ligando o lugar até o Anel Viário da CE0-40. O trecho a ser construído, de 15 km,estadualizado no final do ano passado, terá a função de facilitar o transporte de carga pesada. A previsão é de que, até outubro, a licitação aconteça.
CARREATA E INAUGURAÇÃO
Durante a inauguração da avenida Maestro Lisboa, o governador Cid Gomes, que participou da carreata em cima de uma caminhonete e acenando aos populares, ressaltou ter tomado para o Governo do Estado, algumas obras de infraestrutura e mobilidade de Fortaleza. A última intervenção com este perfil começa amanhã, com a construção de dois túneis entre as avenidas Rogaciano Leite, Engenheiro Santana Júnior e Washington Soares. O trecho que será alterado foi estadualizado no início deste ano.
Cid Gomes, ao lado do irmão, o ex-governador Ciro Gomes (PSB), oficializou a solenidade com o descerramento da placa de inauguração da via, na rotatória que dá acesso ao Beach Park. O governador falou também sobre as dificuldades superadas quanto às desapropriações e a facilidade de acesso possibilitada com a nova avenida.
MELHORIA COMERCIAL
Foram anos de dificuldades. Poeira, prejuízos na renda da família e impossibilidade de acesso. No entanto, o comerciante Lúcio Nunes Ferreira, que tem uma loja de material de construção, há oito anos, na avenida Maestro Lisboa, hoje diz que a obra “valeu a pena”. “Foi uma ótima ideia, a estrada era muito estreita e tinha acidente todo fim de semana. O movimento na loja caiu muito na época das obras, mas hoje melhorou quase 50%”, contou. Junto aos vizinhos, Lúcio foi até a calçada para ver a “carreata do Cid”. Mesmo reconhecendo as benfeitorias do Governo do Estado, o comerciante disse que o voto nas eleições para prefeito de Fortaleza não contempla o candidato apoiado por Cid Gomes.”Obra é obra, eleição é outra coisa”, frisou.Com a reforma na via, Lúcio identificou apenas um problema. Conforme ele, moradores da comunidade Gereberaba, nas imediações da avenida, têm dificuldades para chegar até ponto de ônibus.
Penso eu - Cid continua asfaltando o caminho de seu sucessor

Nenhum comentário:

Postar um comentário