A volta por cima


O deputado federal Padre José Linhares Ponte, um dos maiores empreendedores de Sobral, seguidor das pegadas do seu primeiro e verdadeiro bispo, Dom José Tupinambá da Frota, desenvolveu na terra dele, uma das marcas mais representativas de quantos gostam de ver a cidade crescer.
José Linhares, o Padre Zé de tantos amigos, lá atrás, nos anos 70, liderou um grupo de sobralenses que buscaram o crescimento de Sobral e da Zona Norte, através de ações que começaram pegando no pé do Governador Virgílio Távora para levar pra Sobral energia elétrica que promovesse a chegada de indústrias e empresas de peso ao município.
Em seguida, inaugurou um longo período de crescimento sustentavel das áreas urbanas de Sobral, rasgando bairros, levando Sobral pra Colina, enquanto dava uma nova direção à educação, formando gerações que hoje gerenciam o Ceará, seja no Governo, seja na iniciativa privada.
Ao lado de um bispo coearente, Padre Zé dedicou em seguida, toda a sua força de trabalho à Santa Casa de Misericórdia, formando igualmente gerações de especialistas, alguns desses nem sempre capazes de agradecer por sua formação profissional patrocinada por aquela Santa Casa com visão futurista.
De degrau em degrau a Santa Casa de Sobral até virou a base para a criação da Faculdade de Medicina da UFC, outra conquista do Padre Zé, até que um dia, depois de entregar-se à construção do Hospital do Coração que entregou ao Brasil com conquistas técnicas memoráveis à época, deixou tudo, sob o patrocínio de um Senhor que comandou um grupo de traíras desesperado pela locupletação do poder que achavam que poderia ter com a Santa Casa nas mãos. Destruíram tudo e pilharam o butim.
Agora, um bispo inovador, de cabeça diferente, mesmo longe dos caminhos um dia criados e metas futuristas de Dom José, chega a Sobral e, conhecendo uma história dígna de uma vida de trabalho e amor à terra natal, resgata dessa hsitória o nome de quem SObral tem o maior orgulho e dá ao Hospital do Coração que ele imaginou, desenhou, criou e construiu até o último tijolo,o nome de Hospital do Coração Padre José Linhares Ponte.
Nem a bandidagem do entorno ousou desconstruir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário