Coluna do blog


Cadê o contra-pino
Meu tio Major Antônio Passos,filho do Ipu, morador eterno de Sobral, casado com minha Tia Dindinha, irmã de Mãezinha Maria Pompeu Ferreira da Ponte, filha de Mãe Vovó Petronilha, a Racista, tinha caminhão. Muitos ao longo da vida. Teve vários, um dos quais com cabine de aço 51, azul, que eu guiei escondido num cochilo do Major. Como era quase tudo meio usado, quebrava. E o Major tinha mania de um tal de contra-pino. Em tudo, por segurança, ele botava uma porca e prendia com outra que tinha uma ranhura onde entrava um arame, uma espécie de contra-pino. Olhando o noticiário dos últimos dias, fiquei anotando esse entra-sai de prefeito, vice, vereador, ex-quase tudo, num fuxico infernal de suas pré-candidaturas às eleições de outubro.  Um juiz bota pra fora, outro bota pra dentro. Um desembargador bota pra dentro, outro bota pra fora. Um ministro enreda, outro desenreda. Pense! Fica confuso na cabeça do eleitor, fica difícil no entendimento do repórter, fica pouco entendível no conceito final do editor, até para formatar a velha equação do jornalismo, superada pelas inteligências que permeiam a press, tipo “o quê, quem, quando, onde, como e por quê”. Dá pra entender Sávio Pontes na Prefeitura depois de bulinar a Viúva? Dá pra entender o filho do Prefeito renunciante de Santana do Cariri no cargo, representando o pai e a família? É possível alguém sacar Luizinho do Inharé querendo ser prefeito de Senador Pompeu? E aquele preso em Nova Russas? E o dr.Guimarães insistindo em ser candidato em Sobral depois de ser cassado por compra de voto pra deputado? O ofício de jornalista é perguntar pra escrever depois: E nessa tal de Justiça Eleitoral, por acaso não tem contra-pino, não?

A frase:  “Fiquei feliz. Meu Pai e o Ciro, meus críticos de discursos e posturas disseram que fui muito bem no debate da Jangadeiro”. Roberto Claudio, candidato do PSB a Prefeito de Fortaleza.


O escritor autografa
Nelson Faheina, afagadíssimo pelos muitos amigos e admiradores, acalmou o cofrinho no lançamento de seu novo livro: Recordações de um Repórter, ocorrido no fim de semana em Fortaleza. Roberto Claudio, Marcos Cals, Fernando Hugo, Gaudêncio Lucena, Inácio Arruda, Chico Lopes ,Raimundo Gomes de Matos, Paulo Oliveira e eu, fomos algumas das figuras presentes  à festa do nosso Faheina que já é da Academia Limoeirense de Letras.

Tá fora
Desde sexta-feira Luizinho do Inharé,aquele que fugiu no Bonde do Tonhão pra não ser preso com o Prefeito Antônio Teixeira, não é mais candidato a Prefeito pelo PT.A Justiça barrou o pedido de registro da candidatura dele.

Mais um
Outro que tá fora da disputa da Prefeitura, é o Prefeito Sávio Pontes do Ipu. A Justiça negou os três recursos dele pra conseguir registrar a candidatura pelo PMDB,conforme afirmação do Presidente Gaudêncio Lucena.

Queda de Guimarães
Em Sobral, Dr Guimarães (PV), como já havia sido publicado aqui, foi o primeiro a ter a candidatura indeferida. Ele foi julgado e condenado por compra de voto no TRE.

Espernear é de lei
Já recorreu da decisão e, como quase todos os impedidos, poderá fazer campanha até quando não couber mais recursos. Ainda podem recorrer ao TRE e, depois, ao TSE. Depois é...ce sabe.

Olimpiadas municipais
No Congresso Nacional, 91 parlamentares disputarão as eleições municipais deste ano. Ao todo, 15 mil candidatos disputarão as eleições 2012 em todo país.

Percentual alto
Do total de parlamentares que concorrem no páreo, aproximadamente 15% vão concorrer ao cargo de prefeito. São 86 deputados e cinco senadores concorrendo.

Eita PTê velho
Dos 27 partidos com representantes no Congresso, 17 têm candidatos para as eleições de outubro. Só do PT, são 12 deputados e dois senadores.

Os nossos
Aqui, além de Inácio Arruda, Chico Lopes, Raimundão, Fernando Hugo, Moésio Loiola, Cirilo Pimenta,Heitor Férrer, Roberto Claudio, temos Inês Arruda sem falar nos que bancam parentes.

Den Hague
Em caso de condenação, os advogados dos 38 réus do mensalão irão recorrer à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA). Vão acabar em Haia.

Aliás...
Em Haia, na Holanda, no centro da cidade que hiberna sexta-feira para acordar segunda, tem cada botequim com cada tira-gosto! Como é cidade administrativa, todo mundo foge no fim de semana que vida o dia do garçon.

Reinações do Adail
O VLT entre Parangaba e o Mucuripe terá três linhas; duas indo e vindo pro povão e outra, a que já existe e que será deslocada e melhorada pra turma da carga pesada,que sai e chega ao porto. Palavra do Adail Fontenele, Secretário da Infra Estrutura do Estado. Ô Adail danado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário