
Reshma Devi declarou ao comitê indiano de bem estar de menores saber que sua filha de 15 anos, presa num hotel, trabalhava como prostituta. Argumentou, para ter-lhe de volta a guarda, que elas são da casta dos bedia, cuja ocupação é a prostituição. É isso o que os bedias sempre souberam, é o que eles fazem, é quem eles são.
Com a abolição do sistema de locadores feudais, os bedias perderam seus patronos nos vilarejos rurais, de modo que as garotas bedias hoje trabalham com sexo nas cidades grandes. O dilema dos bedias é o choque da instituição tradicional das castas com a modernidade. Quem é este novo Estado moderno para dizer às pessoas o que é bom para elas?
Na região de origem de Devi, em Agra, a três quilômetros do Taj Mahal, as meninas da comunidade podem ter sua virgindade leiloada assim que chegam à puberdade. Os bedia praticam o aborto de fetos do sexo masculino. Porque filhas são fonte de renda e eles não.
Uma pessoa não se torna bedia, ela nasce sendo bedia. A casta não é algo do qual uma pessoa se afasta, mesmo que abandone a religião hindu.Os membros das privilegiadas castas superiores nascem para ser sacerdotes, estudiosos, comerciantes e guerreiros. As pessoas das castas inferiores nascem para ser camponesas e artesãs e não têm acesso ao ensino formal.
Em último lugar, há os párias, que são vistos como "impuros" e "poluídos", destinados a exercer profissões "sujas", como limpar banheiros e ruas, consertar sapatos e pelar animais. Os párias são considerados intocáveis e deram a si mesmos o nome dalit, que significa "povo alquebrado". Os bedias são da classe dos párias.
No lar beneficente em Déli, a moça está estudando e recebendo uma formação em corte e costura, para que tenha outro meio de ganh ar a vida. Ao recusar devolver a guarda à sua mãe, o comitê de bem-estar de menores observou que os pais queriam a guarda da menina porque ela estava mandando para casa US$ 30 por dia.
Se o Estado puder forçar a filha de Devi a ser costureira, ela terá uma vida melhor. Mas o mundo à sua volta ainda a verá como dalit. Há os que dizem nem saber a que casta pertencem. Mas só se casam entre si. A jornada da Índia rumo a uma sociedade sem castas será longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário