Coluna do blog



Fé no futuro dos EstadosUnidos
Washington(DC)5 graus – Eu vim aqui cobrir uma posse, a segunda posse de Barack Obama, o primeiro e o segundo presidente negro dos Estados Unidos. E como sei que toda a imprensa mundial que está aqui, cuidará em seus textos e imagens do óbvio, pautei a mim mesmo falar do vestido de Michelle, do cabelo de Michelle, dos assentos aquecidos para os trazeiros poderosos, da gaffs, das presenças e posturas artísticas e outras mumunhas que quase nunca ninguem fala. Eu poderia falar ainda que a juiza do Supremo, Sonia Sotto Maior, uma latina, criada no pobre Brooklyn novaiorquino faria o juramento do vice-presidente Biden e que Iran Diaz, um cubano é o único membro da bandade música do Presidente Americano que não é americano e toca bombardino. Eu até exploraria o fato de que soube, de cocheira que as filhas do Primeiro Casal só têm acesso à internet no fim de semana, que só usam o celular em necessidade e que são criadas como vivem todas as famílias americanas. Poderia ainda dizer que a CNN e a ABC, cadeias mundiais de televisão espicharam mais de 50 quilômetros de cabos para a cobertura do evento. Poderia dizer que andou ensaiando pingos de neve e que no alto da Capitólio estavam estendidas cinco modelos de bandeiras americanas desde o início da república. E iria por aí, não fosse o discurso de Obama e sua fala insistente emigualdade e defesa da diversidade da vida americana. Obama calcou sua fala de 18 minutos e 30 segundos, no sonho de Luter King Jr. E na marcha de 50 anos sobre a Nação em busca de igualdade. Obama negou cor da pele, sentimento político, religião,opinião e até diversidade sexual para sugerir uma Nação cada vez mais igual onde os muitos pobres sejam poucos e os muito ricos dividam com quem não tem nada. Falou de democracia, homenageou os soldados mortos pela liberdade da pátria, fez questão de dizer que gays e homossexuais devam ser tratados como iguais e que os desafios da saúde são enormes e,cuidando de quem precisa, “seremos uma nação maior”, disse. Passou pela economia: "Esta geração de americanos foi testada por crises. Uma década de guerra está terminando. Uma recuperação economica já começou".Quando Obama falou insistentemente em igualdade e oportunidades para todos, os altinos entenderam que era um recado aos imigrantes e um aceno à reforma migratória. Instante algum falou em sí, mas usou a cada começo de frase, a expressão NÓS. Talvez seja isso que o faz diferente e que Deus  o abençoe e não nos desampare nunca.

A frase: “O juramento que fiz aqui, foi um juramento a Deus e ao país, não a partido ou entidades políticas”.  Barack Obama no discurso de posse.

Obama é outra vez presidente(Nota da foto)
Tem que ser muito macho pra falar à Nação mais conservadora que eu já vi sobre aceitar os gays e homessexuais. Desafiar os poderosos a diminuir seus ganhos e deixar as minorias sofrerem menos e encarar o lobby da saúde dos EUA que é contra o SUS cá deles. O “cara” estava grave. O que ouví do povo? – Gostei, disse cada um que escutei no sereno da festa.

Revelado o segredo de Estado
As mulheres, a modo, os buxixos americanos cercaram durante os ultimos 60 dias como iriapra posse do marido dona Michelle Obama, a Primeira Dama.

Arrasou Bangu
Michelle simplesmente apareceu com um clássico que deixou o mundo da moda em estado de sítio. Parou todo mundo. Michelle arrasou Bangu diria até o Ibrahin.

Capa da Time
Um novo trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz será a próxima capa da revista americana Time.

Original  enfeitará a Casa Branca
Usou recortes de edições passadas para compor o rosto do presidente Barack Obama, na semana em que ele toma posse de seu segundo mandato.

Trigo vai subir
O Brasil vai passar apertado com o trigo e seus novos preços. A Argentina tá botando boneco e diz que vai reduzir nossa cota de 4 milhões de toneladas pra 3,5 t.

Seca por aqui
Aqui nos EUA, a região produtora foi declarada de calamidade pública por causa dos efeitos da seca que reduziu muito a safra. Vai quebrar no meu pão sovado com nata.

PT sem Luiziane
Pelos ditos de Zé Guimarães, o grande lider do PT na Camara Federal, Luiziane Llins deixará em breve a presidencia do partido no Ceará.

É que...
Guimarães afirma, com os pés juntos e beijando os dedos em cruz que o PT do Ceará não vai brigar com Cid Gomes e estará com ele na sucessão de 14. Eita!

Saudades do pai
Cid  Gomes deu o nome do Hospital do Norte, inaugurado em Sobral de Zé Euclides seu pai e meu saudoso e caro amigo. Faz sentido. Zé Euclides adorava tratar do tema saúde.

No lugar de Anibal
Quarta-feira,amanhã, o empresário Severino Ramalho Neto, dono dos Mercadinhos São Luiz, tomará posse da presidência da Acesu – Associação Cearense de Supermercados. Sai Aníbal Feijó, que dirigiu a entidade pelos últimos 15 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário