De volta ao trabalho


AL empossa hoje nova Mesa Diretora

Será empossada, na manhã de hoje, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL). De acordo com o novo presidente da Casa, sua meta principal será “aproximar a sociedade civil do Poder Legislativo, mediando o diálogo entre parlamento e Governo do Estado do Ceará”, além de “motivar a interação do Poder Legislativo com a sociedade”. 
A cerimônia contará com a presença do governador do Estado, Cid Gomes (PSB), secretários estaduais, prefeitos dos 184 municípios cearenses, presidentes das câmaras municipais e de tribunais, parlamentares federais, senadores, procuradores gerais e desembargadores.
O novo presidente da AL, José Albuquerque (PSB), pretende ainda dar prosseguimento e aprofundar as políticas de valorização dos servidores, bem como ampliar e melhorar as ações internas, campanhas externas e mobilizações já realizadas pela Mesa Diretora da Assembleia na gestão do ex-deputado estadual Roberto Cláudio em 2011/2012.
Em busca de sugestões para grandes projetos de interesse do Estado, Zezinho Albuquerque, também deseja intensificar a participação popular nas audiências públicas realizadas na Casa. “Como instituição republicana, atuaremos de forma independente, porém harmoniosa, com o Executivo e o Judiciário, colaborando no que for possível, justo e legal, para o crescimento desses poderes e do nosso Estado”, expõe José Albuquerque.
APOIO
O parlamentar avalia que a missão de presidir a Assembleia não é fácil, mas demonstra confiança quanto à ajuda que receberá  dos demais membros da Mesa, dos colegas deputados e daqueles que já comandaram o Legislativo estadual. José Albuquerque afirma que buscará permanentemente dialogar com parlamentares aliados ao governador Cid Gomes e com deputados de oposição. “Diálogo, cooperação e responsabilidade são as nossas armas para lutar por uma sociedade menos desigual. Vamos avançar na busca por uma convivência produtiva entre os poderes constituídos”, assevera o deputado.

MESA DIRETORA
A nova Mesa foi eleita dentro de um consenso entre os partidos, em 4 de dezembro de 2012. Por unanimidade, oito partidos foram contemplados com os dez cargos da Mesa Diretora, incluindo titulares e suplentes.

Entretanto, a divisão da Mesa ficou assim: José Albuquerque (PSB) como presidente; Tin Gomes (PHS) como 1º vice-presidente; Lucílvio Girão (PMDB) como 2º vice-presidente; Sérgio Aguiar (PSB) como 1º secretário; Manoel Duca (PRB) como 2º secretário; João Jaime (PSDB) como 3º secretário; e Dedé Teixeira (PT) como 4º secretário. As vagas de suplentes foram divididas entre os deputados Ely Aguiar (PSDC), como 1º vogal; Ferreira Aragão (PDT), como 2º vogal; e Sineval Roque (PSB), como 3º vogal.
PRESIDENTE
José Albuquerque é natural do município de Massapê, foi eleito para o primeiro mandato em 1990, quando concorreu pelo PDS. Desde então, exerceu seis mandatos, de forma ininterrupta.

Pertenceu aos quadros do PPS, antes de se transferir para o PSB. Define-se como político de centro-esquerda e tem atuação voltada para os setores de Saúde, Educação e em favor dos micro e pequenos empresários. Politicamente, tem fortes ligações com municípios da Zona Norte do Estado, onde se encontra sua principal base eleitoral.
Em seus mandatos, atuou em diversas comissões técnicas da Assembleia, com destaque para as de Orçamento, Trabalho, Meio Ambiente e Constituição e Justiça. Na Mesa Diretora, foi 2º vice-presidente, 3º secretário e 2º secretário da Casa. Nos últimos seis anos, José Albuquerque integrou a Mesa Diretora da Assembleia, na condição de 1º secretário.
COMISSÕES TÉCNICAS
Após ser empossada a nova Mesa Diretora, o Regimento Interno estabelece que o novo presidente tem 10 dias para eleger os novos presidentes e vices das comissões técnicas.

Segundo o novo diretor do Departamento Legislativo, parlamentares que ocupam a mesa Diretora, não podem continuar na presidência dos colegiados. Com isso, por exemplo, os deputados Dedé Teixeira (PT) e Sérgio Aguiar (PSB), deixam respectivamente a presidência das comissões de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca e de Constituição Justiça e Redação. (Rochana Lyvian, da Redação)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário