Um Tiririca quer ser Premier na Itália

Ascensão de comediante agita eleições imprevisíveis na Itália

Críticas de Grillo conquistam eleitores e podem levar partido ao segundo lugar
O Globo
A escolha do novo Papa não é a única responsável por lançar a Itália em um período de expectativas: a proximidade das votações que elegerão um novo premier, com a conclusão, nesta sexta-feira, de uma movimentada campanha eleitoral, também mergulha o país em incertezas.
O ar fresco de novidade vem de um comediante populista e boca-suja, mas candidato em ascensão nas pesquisas. Beppe Grillo se alimenta da insatisfação popular com o desemprego recorde e a maior recessão dos últimos 20 anos para chamar a atenção e engordar o apoio a seu partido alternativo, o Movimento 5 Estrelas.


Uma multidão se aglomera nas praças italianas para vê-lo gritar nos palanques, até ficar rouco. Seus discursos são cheios de palavrões dirigidos à desacreditada classe política. E Grillo também faz barulho na internet. Apesar de não ser o favorito na corrida eleitoral, analistas dizem que o Movimento 5 Estrelas poderia se tornar o terceiro ou até o segundo maior partido no Parlamento, com cerca de 20% dos votos - à frente inclusive do Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi.
Grillo, um homem rechonchudo de cabelos grisalhos cacheados, é a nova sensação na política italiana. Sua campanha é significativa não apenas pela presença que pode conquistar no Parlamento, mas porque seu partido é o mais forte já visto na Itália entre as legendas de protesto.
- Grillo não pode ser subestimado - afirma o analista político Renato Manheimer. — Mais do que protestar, ele é uma expressão de decepção com a classe política. Seus admiradores não são contra a política. A maioria se interessa pelo tema, o que lhes desagrada são os políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário