Os alagamentos são normais, já os sinais...


Registro de alagamento e sinais com defeitos
Até as 7horas de ontem, choveu 22,6 milímetros em Fortaleza. O dia registrou a maior continuidade de precipitações do ano, reflexo da junção entre aglomerados de nuvens que vêm do Oceano e a umidade causada pela ilha de calor existente na Capital.
A Defesa Civil da Cidade atendeu 10 ocorrências, quatro delas representavam risco de desabamento. Um dos maiores pontos de alagamento ocorreu na Avenida Beira Mar, que precisou ser interditada por aproximadamente meia hora.
Os efeitos da chuva são esperados e repetitivos. Enquanto 15 semáforos apresentaram problemas, cruzamentos já conhecidos tiveram congestionamento intenso entre 9h30 e 13h (Avenida Tristão Gonçalves com Avenida Duque de Caxias, Avenida Rogaciano Leite com Avenida General Murilo Borges e na Avenida Bezerra de Menezes). Os equipamentos semafóricos voltaram a operar ao final do dia e agentes de trânsito tentaram minimizar os impactos no tráfego.
Os riscos de desabamentos foram identificados nos bairros Barra do Ceará, Bela Vista, Bairro de Fátima e Centro; e um desabamento aconteceu no bairro Itaperi. Entre os alagamentos, três ocorreram nos bairros Meireles e Praia de Iracema e outro foi registrado do Alagadiço Novo. Bocas de lobo obstruídas causaram transtorno no bairro Vicente Pinzón. A única Secretaria Executiva Regional (SER) que não recebeu atendimentos da Defesa Civil foi a V.
De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil do Município, Cristiano Férrer, os riscos de desabamentos configuram-se, em sua maioria, em fissuras nas paredes e compactação do solo. “O desabamento registrado foi do forro de uma casa, que deixou a estrutura de ferro aparente”, detalhou.  Conforme Cristiano, uma equipe composta por seis agentes está de plantão durante a noite e, durante o dia, existe uma equipe em cada SER.
METEOROLOGIA
De acordo com informações fornecidas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os próximos dias ainda apresentarão chuvas isoladas em todo o Estado. Os eventos de ontem foram identificados de forma irregular, como em Quixeramobim, que apresentou precipitação de 83mm em alguns distritos e apenas 10mm em outros. A má distribuição da chuva deve-se aos fenômenos meteorológicos secundários, quando aglomerados de nuvens formam-se a partir do aquecimento diurno da superfície.

“Para o feriado de 1º de maio, a previsão é de que a Zona de Convergência Intertropical permaneça atuando. Assim, devemos ter céu nublado com chuvas na parte centro-norte do Ceará”, afirmou o meteorologista Raul Fritz. Dados da Funceme dão conta de que haverá diminuição das precipitações e de que a estação chuvosa deste ano ainda está 50% inferior à média histórica. Em abril, o mês com mais precipitações, choveu 30% a menos do que o esperado.
O Ceará ainda poderá registrar precipitações durante o mês de maio e, de acordo com dados da Funceme, se a estação chuvosa da Zona da Mata (Bahia ao Rio Grande do Norte) for intensa, nos meses de junho e julho, as chuvas poderão vir para a faixa litorânea do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário