Contato

Era sonho; a zorra voltou


Ambulantes voltam a ocupar Praça

Jessica Fortes
Da redação

A Praça José de Alencar, localizada no Centro de Fortaleza, está novamente tomada por ambulantes. Uma discusão que arrasta-se há anos, e, hoje, sem solução. Os ambulantes, contam que foram para a Praça José de Alencar, após receberem informações de que os fiscais do Centro estão todos envolvidos na programação da Copa das Confederações, e, por hora, estão realizando efetivo nos locais onde acontecem os eventos.
“Disseram-nos que durante a Copa das Confederações, a Praça está livre para podermos trabalhar, porque os fiscais não estão por aqui, estão envolvidos com a Copa, mas o futuro é incerto, só Deus sabe, para aonde vamos. A fiscalização volta, e nós somos obrigados a sair, se não o ‘rapa’ leva tudo”, explicou o vendedor autônomo João Adriano Bernardo.
SEM LUGAR CERTO
Na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), centenas de ambulantes migraram, provisoriamente, para a Praça da Lagoinha, que em seguida, ocuparam irregularmente a Praça da Estação. Após dois anos ocupando aquele logradouro Público, no início da gestão do prefeito Roberto Cláudio (PSB), os mesmos foram cadastrados e encaminhados para o Centro dos Pequenos Negócios, mais conhecido como “Beco da Poeira”.

Entretanto, conforme os ambulantes, o Centro dos Pequenos Negócios não acolheu todos os ambulantes. Trabalhando há oito anos na informalidade, Henrique Militão, 52, conta que cerca de 750 ambulantes foram retirados da Praça e encaminhados para o Beco da Poeira, mas no local só teve lugar para 250 autônomos.
“Quem não conseguiu um lugar no “beco”, continua precisando trabalhar para viver. Não queríamos ocupar os espaços públicos, sabemos que estamos em um lugar errado, além de que, aqui, não tem estrutura e convivemos com a insegurança. Mas os governantes, não nos ajudam, não elaboram um projeto ou organizam um espaço, que seja democrático e comporte todos os trabalhadores que aqui estão”, desabafou.
FISCALIZAÇÃO
A Secretaria Executiva Regional do Centro (Secerfor) informou, através da Assessoria de Comunicação, que a fiscalização está sendo realizada, frequentemente, em todo o Centro da Cidade, e informou que a Praça José de Alencar passará, brevemente, por uma reforma, já que receberá uma das estações do metrô.

A Assessoria da Secretaria afirmou ainda que o Poder Público reconhece a necessidade do trabalho informal, tendo em vista, que muitos sobrevivem do que vendem, entretanto, por conta do código de postura, os comerciantes informais, precisam respeitar os espaços públicos.
Sobre a aplicação de políticas, que atendem aos ambulantes, a Secerfor ressaltou que vem trabalhando para que os ambulantes tenham hora e locais apropriados para trabalharem, como aconteceu, recentemente, com os feirantes da José Avelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário