Contato

O sujo falando do...ce sabe


Parlamentar rebate críticas à gestão petista

Na campanha, o prefeito Roberto Cláudio bateu muito na saúde da administração petista. No entanto, de acordo com a avaliação do líder da oposição na Câmara Municipal, Guilherme Sampaio, é justamente nessa área que a atual gestão está se afundando, porque “praticamente até agora não fez nada”. O vereador comentou ainda que visitou três postos de saúde que estão funcionando abaixo das necessidades.
“Esses três postos estão sem remédios, sem médicos em quase todas as equipes e sem funcionar à noite, porque o prefeito acabou com esse turno”, criticou. O petista acrescentou que outras áreas também não estão boas, porque a preocupação é somente com as obras da Copa das Confederações, como se isso resolvesse o que está errado.
Recentemente, o vice-prefeito, Gaudêncio Lucena, observou que o setor da saúde na cidade é, ainda, muito precário. Para ele, porém, o problema é resultado de uma herança de total dificuldade da gestão anterior. “O conserto total dessa área não está fácil, porque os 92 postos de saúde que existem em Fortaleza precisam ser reformados”, alertou. Assim como o líder da oposição, o vice-prefeito pontuou que existem problemas sérios, como falta de medicamentos e de médicos. Por outro lado, avisou que já foram contratados mais uma centena de médicos.
DEPENDÊNCIA DO ESTADO
Para Guilherme Sampaio, a Prefeitura de Fortaleza tem uma dependência muito grande do governo estadual, deixando de tomar providências municipais que agora estão a cargo do governo Cid Gomes. “Essa colaboração do governo estadual com Fortaleza pode ser bem-vinda, mas o que se vê é uma subserviência da Prefeitura”, alertou.

Não tem sentido, ponderou Sampaio, Fortaleza não licenciar grandes obras no seu território, porque isso está a cargo do governo estadual. “A Prefeitura, assim, está funcionando como se fosse uma secretaria do governo estadual na capital”, criticou o vereador, que foi a Brasília participar de reunião de entidades sociais.
Na análise que faz da atual administração municipal, Sampaio aponta que a gestão não disse ainda a que veio, porque o que foi prometido está longe de ser atingido. Ele acha que quase seis meses de governo é pouco para fazer uma avaliação mais justa, mas observou que já é tempo do prefeito apresentar serviço, principalmente na área da saúde.
RESPOSTA POSITIVA
Gaudêncio Lucena destacou que o prefeito Roberto Cláudio está trabalhando para dar uma resposta positiva nessa área, tentando minimizar os problemas. “A Prefeitura já está fazendo reforma de alguns postos de saúde. Foi inaugurada recentemente uma UPA que funciona 24 horas por dia”, afirmou.

Segundo ele, essa é a quinta UPA que está funcionando em Fortaleza, sendo que há mais unidades programadas para o futuro, juntamente com outras providências de melhorias. “Até o final do ano, nós temos a certeza de que a área de saúde Fortaleza vai estar à altura das necessidades da população”, arriscou.
O vice-prefeito comentou ainda que a educação da administração passada era problemática, chegando ao ponto de ser a segunda pior do Estado. Por outro lado, elogiou o trabalho do atual secretário municipal da Educação, Ivo Gomes. Com relação a segurança municipal, Lucena demonstrou otimismo. Em sua opinião, se ela ainda não está boa, o quadro vai melhorar muito, porque providências já estão sendo tomadas. “O prefeito Roberto Cláudio entregou 50 novas viaturas para Secretaria de Cidadania e mais 35 unidades para a AMC”, declarou ele. (Com colaboração de Tarcísio Colares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário