Alta do dólar faz turista mudar plano de viagem, aponta pesquisa da Mundi
hegou
a vez do turismo interno. Com o dólar cotado ontem (20) a R$ 2,52,
muitos brasileiros que pretendiam viajar para o exterior, especialmente
para Miami, nos Estados Unidos, começam a mudar de ideia e procurar
outros destinos. O Nordeste brasileiro é uma das opções mais procuradas,
atrás apenas de destinos da América Latina.A mudança de rota dos viajantes foi pesquisada pelo site de venda de passagens aéreas e hotéis Mundi. A empresa constatou, entre o final do mês de maio até 4 de junho passado, a redução na compra de viagens de brasileiros para os Estados Unidos. Em relação ao mesmo estudo feito no início do mês de maio, a queda superou 25%.
A Mundi atestou, também, que destinos da América do Sul subiram mais de 42% nas intenções de viagens entre os dias 3 e 5 de junho, em relação aos dias 27 e 29 de maio. A agência aferiu ainda o crescimento de interesse por destinos nordestinos, que aumentaram mais de 26%.
A explicação da operadora Mundi, segundo declarações da direção da empresa ao site "UOL", é que os turistas estão trocando viagens para os Estados Unidos e Europa por destinos mais baratos, onde o viajante pode fazer um planejamento de gastos em reais.
Uma pesquisa elaborada recentemente pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Ministério do Turismo (MTur)
também mostrou essa tendência. O estudo indicou crescimento no número de
brasileiros que pretende viajar pelo país nos próximos seis meses. De
acordo com a 'Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem', 29,3% dos brasileiros desejam viajar nesse período. Em maio de 2012 esse índice era de 27,7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário