Bom dia

Defensores públicos farão grande mobilização em Brasília

Os defensores públicos cearenses se juntarão aos colegas de todo o país numa grande manifestação que ocorrerá nesta quarta-feira (03), em Brasília, em frente ao Congresso Nacional. O objetivo é chamar a atenção dos parlamentares, e da sociedade de um modo geral, para que o Veto Total ao Projeto de Lei Complementar 114 seja incluído na pauta da análise de vetos presidenciais que será realizada no Congresso ainda esta semana. 
De acordo com a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará-Adpec, Sandra Moura de Sá, antes desta mobilização, os defensores promoveram uma verdadeira Via Crucis nos gabinetes dos deputados e senadores dos seus Estados, buscando assinaturas de apoio para que a apreciação ao veto ocorra em caráter de emergência. As assinaturas já colhidas serão entregues por ocasião do evento, que é coordenado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos-Anadep. Os defensores aproveitarão a estada em Brasília para contatos com os parlamentares que ainda não assinaram o requerimento. 
O PLP 114, de autoria do senador cearense, José Pimentel, prevê a inclusão da Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Social. No ano passado, o projeto foi aprovado por unanimidade pelas duas casas legislativas e, no final de 2012, vetado pela presidente Dilma Roussef. 
PLP 114 
O PLP 114 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para regulamentar a autonomia da Defensoria Pública, oferecendo a ela o mesmo tratamento que já é dado às demais instituições autônomas.   
Entre as principais conquistas, ele prevê a alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal dando à Defensoria Pública o direito de se organizar e administrar seus recursos aprovados em orçamento, sem contingenciamentos pelos Governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário