Evento começa com missa pedindo pela paz
“A finalidade da missa foi de clamar a Deus, pela situação de violência que vive a Cidade de Fortaleza. Pedimos a Ele que intervenha e apelamos às autoridades para que vejam esta realidade, que acabou levando à morte um sacerdote e tantas pessoas anônimas, especialmente, jovens que morrem a cada dia”, declarou padre Antônio Furtado.
De acordo com os organizadores, o Festival contou, na noite de ontem, com a presença de cerca de 250 mil pessoas e ao longo dos cinco dias, 1,2 milhão. Apesar de 16 anos, é a primeira vez que o Festival faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Ceará.
Peregrinos
Tobias Cortez, um dos organizadores do evento, ressaltou que cerca de mais de 800 peregrinos, que vieram de países como Austrália, Suíça, França, Estados Unidos, Itália e Holanda estão sendo preparados para a Jornada, além de participarem de atividades especiais no espaço YOUCAT Center. Segundo informou, cerca de cinco mil pessoas da comunidade Shalom, irão na próxima segunda-feira, “se encontrar com o papa Francisco, no maior evento do mundo”.
Durante os cinco dias de Festival, grandes músicos da cena católica nacional, como Ziza Fernandes, Rosa de Saron, Eliana Ribeiro, Batista Lima, Adoração e Vida, Irmã Kelly Patrícia, Davidson Silva, Dominus, Suely Façanha, Missionários Shalom, Cosme, Alto Louvor, Italo e Renno e Anjos de Resgate realizarão grandes momentos de emoções e evangelização.
Espaços temáticos
Além dos músicos, o Festival construiu diversos espaços temáticos para agregar as famílias, como o Halleluya Adventure, para quem curte radicalidade, Halleluya Kids, que tem jogos, contação de história, apresentações teatrais e atividades pedagógicas e o espaço Construtores da Sociedade, dedicado ao empreendedorismo, com mais 50 expositores de produtos e serviços movimentando a economia nas noites de Festival.
Responsabilidade Social
Durante o Festival, os participantes podem contribuir com alimentos não perecíveis e com doações de sangue. Em 2012, o evento arrecadou cerca de seis toneladas, onde foram doados uma parte à Defesa Civil que determinou os municípios mais carentes, e outra parte doados para as obras de responsabilidade da Comunidade Shalom. Este ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), tem a expectativa de receber 800 doações de sangue e fazer 400 cadastros de medula óssea, superando os números do ano passado, quando foram coletadas 665 doações de sangue e 242 cadastros de medula.
O pedagogo Mateus Castro Silva, 23 anos, que veio do município de Pindoretama, disse ser a primeira vez a participar do Festival, e declarou ser o evento magnífico. “Este ano, a gente teve um incentivo maior da comunidade de Pindoretama, e nos organizamos, e aqui estamos. Estou achando uma coisa magnífica, uma organização e estrutura muito boa”, disse .
Já o estudante Lucas Alves, que há anos participa do Festival, declarou que por não participar da JMJ, ia aproveitar bastante o evento. Lucas ressaltou que durante os intervalos dos shows, aproveita para visitar os espaços da Misericórdia e o da Cultura. O jovem destacou que a banda mais esperada da noite de ontem, era Rosa de Saron. “Temos a oportunidade de ver uma banda como essa gratuitamente”, ressaltou.
ROCHANA LYVIAN
rochana@oestadoce.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário