Vamos ver como ficam as coisas

caramba! começou agosto...

Agosto=desgosto? Que nada, é um mês azul macio.

Mas (yo no creo...) que bom que dia 13 não cai numa sexta.

Aliás, por que a “marcação” contra o 13 em geral e o de agosto em particular?

Bom, por contraditório que pareça, esta superstição pode ter tido origem na comunidade religiosa. Afinal, Jesus Cristo foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan (eu já tive dois mas prefiro o Honda!), no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, de mortes violentas: Jesus crucificado e Judas (auto)enforcado.



Na numerologia, (também joga contra o 13) por exemplo, o número 12 é considerado completo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco. É, também, o símbolo das pirâmides: os 4 triângulos simbolizam a evolução atuando na matéria. 3+3+3+3 = 12.

Enquanto o 13 é considerado um número irregular, uma transgressão a essa plenitude numérica.
Além disso:

Nos Estados Unidos, (a gente está cansado ver/saber) muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar. E algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas sentadas em uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado (voluntário ou profissional) porque a superstição diz que em mesa de 13 o mais velho não amanhece.

No Tarot , a carta 13 tem a figura de um esqueleto armado de enorme foice, simbolizando a morte.

Agora, quando o dia 13, "cai" em agosto... Além de queda: coice!

Os romanos, no século 1, "implicavam" com agosto pelo menos por duas razões: a primeira, porque o imperador Augustus (um dos mais crueis e sanguinários) exigiu batizar o "seu" mês , da mesma forma que o seu antecessor, Julio Cesar, chamou de seu o mês de julho.

Resultado: para que dois meses seguidos tivessem 31 dias (13 às avessas!) foi preciso "comer" dois de fevereiro...

Mas tem mais:

No mundo
Início da Primeira Guerra Mundial.
Destruição de Hiroshima por uma bomba atômica
Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, em consequência dos escândalos de Watergate.

No Brasil
Suicídio do Getúlio
Renúncia do Jânio
Morte do Juscelino
Mensalão
Inferno astral do Sérgio Cabral (continua)

Bom, mas agora: XÔ!



Por outro lado ... 13 forma o nº 4 (1 + 3) sendo este um símbolo de sorte no Japão.

Na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, os dísticos dos templos são encabeçados pelo número 13. E também os astecas consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas.

Por isso, blogleitores amigos, vamos REVERTA esse pré-conceito, substituindo o "anátema" contra o dia 13 por pensamentos positivos. Essa troca de sinal provoca um “input" no cérebro” -- e o dia 13 você vai ter um dia igual, ou MELHOR do que os outros.

E o mês de agosto vai ser de esperança e alegria, binômio lançado pelo nosso Papa Francisco.

Reze uma Ave-Maria e não se esqueça da balada do Paulinho da Viola: faça como um velho marinheiro, que durante o nevoeiro ... leva o barco devagar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário