Contato

Governador bem educado recebe médicos cubanos

Tucano recepciona médicos cubanos em palácio

Desembarcam neste sábado na cidade de Palmas, no Tocantins, 19 profissionais recrutados pelo programa federal Mais Médicos. São 18 cubanos e um brasileiro formado no exterior. Hostilizada por colegas brasileiros em várias praças, a infantaria médica da ditadura cubana encontrará na capital tocantinense um tapete vermelho. Os médicos serão recepcionados no Palácio do Araguaia, sede do Executivo estadual, pelo governador Siqueira Campos, do PSDB.
Destoando do tucanato nacional, que olha de esguelha para o Mais Médicos, Siqueira é um entusiasta do programa. Considera-se um precursor da iniciativa. Em 1998, quando governou o Tocantins pela primeira vez, Siqueira importou de Cuba 140 médicos. Fechou o contrato diretamente com o ditador Fidel Castro.
Os cubanos clinicaram no interior do Tocantins até 2005. Apoiado pelo Ministério do Trabalho de Lula, o Conselho Regional de Medicina obteve uma decisão da Justiça Federal ordenando a volta dos médicos a Cuba. Dos 140, 34 conseguiram revalidar seus diplomas no Brasil. E permaneceram no Tocantins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário