Contato

As vassouras de Juazeiro do Norte


Vereadores afastados pela Justiça em Juazeiro

A Justiça de Juazeiro do Norte acolheu a solicitação da Polícia e do Ministério Público e mandou afastar, na tarde de ontem, terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Antonio Alves de Almeida (Antonio de Lunga), e o tesoureiro Ronaldo Gomes de Lira (Ronas Moto), da Mesa Diretora e das funções de vereador. O motivo foi o chamado “Escândalo das Vassouras”, que pode terminar na cassação dos mandatos dos dois vereadores. Enquanto a Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário mobilizavam-se, os vereadores permaneceram no mais absoluto silêncio.
Na sessão realizada na tarde de ontem e diante da decisão da juíza da 1a Vara Criminal de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Colares dos Santos, os vereadores resolveram instaurar uma Comissão Processante (CP), para apurar tudo que desencadeou as investigações e o afastamento do presidente e do tesoureiro do Legislativo juazeirense. Inicialmente, a CP vai apurar as compras exageradas de muito material de limpeza, que tornou-se um escândalo nacional. Na lista de compra estava nada menos que quatro mil vassouras de palha, 1,5 tonelada de açúcar. 2,5 toneladas de sabão, 2.500 caixas de fósforo, 312 mil unidades de óleo de peroba, 33.600 unidades de lã de aço, 215 mil copos de café, dentre outras compras.
O 10 vice-presidente Darlan Lobo (PMDB) assumiu a sessão de ontem, e imediatamente deu posse aos suplentes para as vagas de Antonio de Lunga e Ronas Moto. Normando Sóracles do (PSL) e Alberto do (PT) devem permanecer no mandato por 90 dias. Caso os vereadores afastados sejam cassados, os dois suplentes serão imediatamente efetivados. A Câmara estava lotada e o público presente aplaudiu a chegada dos dois novos vereadores. Em dado momento algumas vassouras foram jogadas no plenário e algumas até contra os vereadores ligados ao presidente e o tesoureiro afastados. (Com informações de Roberto Bulhões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário