IPM lança projeto de intervenção para a terceira idade com a realização de seminário


Fortalecer o que os idosos têm de mais valioso. Essa é a proposta do projeto “Compartilhando Experiências”, idealizado pelo Serviço Social do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM). A ação será aberta no dia 21 de novembro com a realização do seminário “Terceira Idade – Possibilidades e desafios”. O projeto prossegue até maio de 2014, com oficinas temáticas quinzenais, nos dois primeiros meses, e mensais, até o final do período.

A proposta é ouvir o que o segmento tem a contar, auxiliar no resgate de memórias e atuar também de forma preventiva, por meio da discussão de temas como memória e raciocínio, saúde do idoso, artesanato e economia, atividades físicas e violência contra a mulher. O projeto deve resultar em um curta-metragem, contemplando as experiências vivenciadas ao longo dos meses de trabalho.

Razões para o projeto
Dados do IBGE e de diversos órgãos internacionais apontam para o crescente envelhecimento da população. O censo de 2010 realizado pelo IBGE revela que o Brasil tem 21 milhões de habitantes com mais de 60 anos. Essa faixa etária é a que mais cresceu nas últimas décadas, o que promove alterações importantes na estrutura da pirâmide etária brasileira, até então composta por uma população predominantemente jovem.

Coordenadoras do projeto “Compartilhando Experiências”, as assistentes sociais Niedja Miranda e Soraia Vasconcelos apontam que nesse cenário é necessário desenvolver iniciativas para construir uma reflexão sobre os aspectos inerentes à velhice, o preconceito da sociedade em relação à terceira idade, exclusão social e as possibilidades de fortalecimento da identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário