Queremos Paz 2013 acontece neste domingo (22)



Tarde de música e clamor por paz traz Fagner e outras atrações, celebrando a chegada do Natal, em evento aberto ao público

O Aterro da Praia de Iracema recebe uma tarde de fé, neste domingo (22). Fiéis reúnem-se para o Queremos Paz 2013, cujo tema é "Fazei-me instrumento de tua paz". A programação tem início a partir das 15h, a com o Terço da Misericórdia, na Igreja de São Francisco de Assis (Av. Filomeno Gomes, 291. Jacarecanga). Simultaneamente, também a partir deste horário, atrações musicais apresentam-se no Aterro. Fagner, Banda Sopro de Deus, Banda Luminus, Isaias Luciano, Misericórdia em Canção e Naldo José e Forró In Deus são algumas delas.

O cantor cearense Fagner entoa a Oração de São Francisco e a Ave Maria, às 18h50. Em seguida, às 19h, Dom Vasconcelos, bispo das Pastorais Sociais e representante do Arquidiocese de Fortaleza, celebra a Santa Missa. Conforme o Pe. Francisco Bezerra, vigário episcopal da região São José (Centro), a expectativa é reunir e unir um grande público, aproveitando o período natalino, tempo propício para sensibilizar as pessoas para a cultura e a consciência da paz. "Ela começa no coração e na decisão pessoal de cada um", lembra.

Violência e criminalidade
"Estamos em um lamentável processo de crescimento da violência em todos os cantos do mundo e temos que dar um basta nisso. A melhor forma que encontramos foi levantar a bandeira e clamar a todos para estimular esse sentimento", esclarece  Ricardo Fernandes, um dos organizadores do evento. Segundo ele, o objetivo é fomentar a geração de multiplicadores da paz.

Realizado pelo Sistema Verdes Mares e com apoio institucional da Arquidiocese de Fortaleza e da Paróquia São Francisco de Assis, o evento também visa trazer a memória de vítimas das várias formas de violência social, desde mortes no trânsito até os assassinatos de mulheres por seus companheiros. Além disso, também procura homenagear alguns nomes, promotores da paz, a exemplo de Dom Aloísio Lorscheider, Nelson Mandela, Irmã Dulce, Martin Luther King, Gandhi e Dom Helder Câmara. "O momento é aberto para qualquer grupo, independente de credo religioso, que se sensibiliza para temática da violência", convida Pe. Bezerra.

Símbolos
São Francisco foi o idealizador do presépio, como forma de chamar a atenção dos homens que se afastavam do coração de Deus. Ele utilizou animais, como o burro e o jumento, considerados seres irracionais pelos homens, e tinha o intuito de transmitir a mensagem de que esses animais são dotados de sensibilidade, pelo seu instinto, para as coisas da natureza. Sensibilidade que homens e mulheres vem perdendo, como recorda Pe. Francisco Bezerra.

O pároco explica que essa é a primeira caminhada promovida pela paróquia São Francisco de Assis e pela Arquidiocese de Fortaleza e é relevante a participação dos fiéis, se possível, vestindo branco e levando fotos ou objetos que representem a memória de alguém que foi vítima da violência. "É importante também levar o coração aberto para começar uma nova experiência de paz", sugere.

::Programação

1º MOMENTO
Local:  Santuário São Francisco
15h - Celebração do Terço da Misericórdia
16h - Início da Caminhada pela Paz 

Local: Aterro da Praia de Iracema
15h - Apresentações Musicais
Atrações: Ministério Sopro de Deus, Banda Luminus , Banda Misericórdia em Canção

2º MOMENTO
Local: Aterro da Praia de Iracema
18h30 - Apresentação do Coral de Luz (recebendo a caminhada) e da Banda do Corpo de Bombeiros
18h40 - Homenagem a Dom Aloísio Lorscheider, estendida a todos os promotores da paz       
18h45 - Toque Solene do Corneteiro em nome da Paz      
18h50 - Fagner canta Oração de São Francisco e Ave Maria
19h- Santa Missa, com Dom Vasconcelos
21h - Show Musical em Prol da Paz
Atrações: Naldo José e Forró In Deus
22h - Agradecimento e Encerramento do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário