AMC: como o diabo gosta!


Em 1 mês, AMC registra mais de 4 mil multas
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC) registrou 4.049 multas no primeiro mês de fiscalização da lei que determina faixas preferenciais para ônibus, da Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza. O vice-presidente da AMC, Arcelino Lima, explica que o número parece alto, mas não é devido ao grande fluxo de veículos que trafegam diariamente na avenida. “Durante o período de implantação das faixas, a quantidade de infrações era muito maior, por isso, passamos um mês só enviando advertências aos motoristas. Já reduziu bastante e a nossa expectativa é que diminua ainda mais”.
A lei começou a valer em janeiro e, inicialmente, a AMC apenas enviava um comunicado educativo alertando sobre a infração. Somente a partir do dia 20 de fevereiro passou a multar os motoristas que desrespeitassem a exclusividade das faixas por mais de 300 metros. Isso por que carros particulares só podem utilizá-las quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita, sempre respeitando a distância máxima de 300 metros.
Segundo Lima, o espaço é suficiente para dobrar à direita ou acessar os estabelecimentos. “O acesso ao lote é permitido, muitos comerciantes tem se queixado da queda de movimento, por conta da implantação da faixa, mas isso não é um problema, pois o acesso está garantido. O que não pode é trafegar na faixa por mais de um quarteirão. Os motoristas do transporte público, já foram instruídos a respeitarem os motoristas que necessitarem trafegar dentro da faixa para fazer uma conversão. Basta que estejam sinalizando e se programem antes, mostrando o desejo de acessar”, ressalta.
INFRAÇÕES
De acordo com o balanço divulgado pelo órgão, foram 2.651 multas a motoristas que trafegavam irregularmente no sentido Oeste-Leste e 1.398 multas aplicadas a motoristas que trafegavam no sentido contrário. A infração é leve; o motorista perde três pontos na carteira e paga multa de R$ 53,20. Além dos ônibus, é permitido, nas faixas exclusivas o tráfego de vans, táxi e veículos de transporte escolar devidamente regulamentados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Ao todo, oito equipamentos eletrônicos fazem a fiscalização ao longo da avenida, quatro em cada sentido da via. As faixas exclusivas funcionam de segunda a sexta, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. Diariamente, trafegam na Av. Bezerra de Menezes 22 linhas de ônibus urbanas, além de quatro do sistema complementar, que transportam 136 mil passageiros. “A medida beneficia esse público que anda de ônibus, os deslocamentos estão mais otimizados”, comemora o vice-presidente da AMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário