Na majoritária Guimarães prefere disputar o Senado


Guimarães prefere disputa ao Senado
“Eu prefiro priorizar a disputa no Ceará”. Foi assim que o deputado federal José Guimarães (PT) reagiu às especulações envolvendo sua indicação à vice-presidência da Câmara dos Deputados no lugar do deputado André Vargas (PT), que renunciou  a vaga na Mesa Diretora após denúncias que ligaram seu nome ao doleiro Alberto Yousseff – preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal, sob acusação de envolvimento com lavagem de dinheiro. A decisão sobre vice-presidência será discutida pela bancada do PT e deve ser anunciada na próxima semana.
Uma reunião será realizada no dia 29, em Brasília, para escolha do indicado ao cargo. Na semana passada a bancada reuniu-se para debater o assunto, porém, nenhum encaminhamento ficou definido.
Ao ser questionado sobre o assunto, Guimarães disse que vai solicitar aos líderes do PT que não seja tirado da disputa do Senado da República pelo Ceará. O parlamentar admite que a indicação para a Mesa da Câmara pode atrapalhar seus planos, uma vez que demandaria uma dedicação extra. 
Segundo ressaltou, a decisão de permanecer na disputa pelo Senado referenda a definição do encontro estadual do PT, que decidiu lançar candidato a senador na chapa majoritária da aliança governista. O petista ainda revelou já ter iniciado articulações internas e disse que alguns encaminhamentos estão avançado, no intuito de viabilizar sua postulação à vaga de senador nas eleições deste ano.
Nos bastidores, dois argumentos serão utilizados para indicação de Guimarães para a vice-presidência da Câmara. Primeiro, a gestão “ecumênica” na liderança do governo que deu provas de elevada fidelidade ao Palácio do Planalto. Além de Guimarães, também são cotados para vaga o vice-líder do governo Henrique Fontana (RS) e o ex-presidente da Câmara, Marco Maia (RS).
MOBILIZAÇÃO
No próximo dia 26, as “grandes jornadas petistas” serão iniciadas. A primeira região a ser visitada pela direção estadual vai ser o Vale do Jaguaribe, no município de Tabuleiro do Norte.
“Vamos iniciar uma mobilização geral da base do PT e da base social com dois grandes objetivos”, promete, acrescentando que a ideia é mobilizar a militância do partido para organizar a campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff no Ceará. “A nossa ideia é montarmos, em cada cidade cearense, um comitê popular e movimentos sociais em favor da campanha da presidente Dilma Rousseff”, reforça o petista.
Guimarães ainda acrescenta que a estrutura servirá para organizar a sua pré-campanha de senador. Daí a preocupação com a possível indicação para a vice-presidência da Câmara que poderia limitar o tempo de articulação na candidatura ao Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário