Coluna do blog




Pegando na mentira
Eu sei que é caro, movimenta muitos jornalistas, principalmente alguns que sabem ler e escrever e que tenham alguma memória, mas bem que alguém por aqui poderia fazer umas investigações pela aí. A turma da mentira fresca ia ter que se explicar melhor. O Globo investiga-Uma boa novidade é o novo projeto Preto no Branco de O Globo. O objetivo é conferir e analisar sem partidarismos as promessas de candidatos à Presidência da República e ao Governo do Rio, atribuindo-lhes uma de sete classificações: Falso, É cedo para dizer, Insustentável, Verdadeiro, mas..., Verdadeiro, Contraditório, Exagerado. Endereço eletrônico, http://oglobo.globo.com/blogs/preto-no-branco/. É divertido: faz contas, confere custos. Em outros veículos há matérias tocando nesse tema, mas Preto no Branco faz isso organizadamente, com todos os principais candidatos e suas principais promessas de campanha. Por exemplo: Anthony Garotinho, candidato (favorito) ao Governo fluminense, pelo PR, disse que foi pioneiro na implantação da política de cotas, na Universidade Estadual do Rio. Classificação do Preto no Branco: "Verdadeiro, mas..." O decreto 3.708, que instituiu as cotas, foi assinado pelo governador Anthony Garotinho no final de 2001. Os primeiros alunos negros matriculados pelo sistema de cotas entraram na Universidade em 2003. Mas o pioneirismo coube aos gaúchos: em julho de 2001, quatro meses antes do decreto de Garotinho, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul criou o regime de cotas para alunos que comprovassem "hipossuficiência econômica". Se a novidade chegasse ao Ceará...como diria, Dona Cotinha, mãe do Sarto, "Zulive" !!

A frase: “Agradeça sempre. Se lhe fizeram o bem, ótimo. Agradeça. Se lhe fizeram o mal...bom, agradeça por aprender mais uma lição na vida”. De um observador da cena.


A história hoje é outra(Nota da foto)
Se perguntarem a Fernando Hugo se essa manchete aí tem fundamento, corre o risco de ouvir um não. Ou, no mínimo, um mais ou menos.

Ciro na berlinda
Vai e volta e Ciro Gomes sobe ao meio fio. Marina Silva já abraçou Ciro Gomes em recente evento,e fala sobre ele com carinho e respeito, dizendo que “quando os dois eram ministros, Ciro sempre esteve ao seu lado”.

Acontecerá com ela
Só que não admite comparações entre ela e o ex-ministro em relação a campanha de 2002. Ciro concorria à Presidência pelo PPS e muita gente achava que ameaçava a eleição de Lula, mas a onda esfriou por erros do candidato,o que vai ocorrer com ela, apostam.

Saiu na imprensa
Manchete: Greve paralisa escolas em Juazeiro do Norte. Texto: Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SindsmCrato), cerca de 80% da categoria aderiu à paralisação iniciada na semana passada. Foi no Crato ou no Juazeiro?

Medalha
Neste 4 de setembro, quinta feira, Osmar Diógenes, ex-deputado estadual, vai receber da Câmara Municipal de Fortaleza sua maior honraria, a Medalha Boticáro Ferreira, por indicação da vereadora Toinha Rocha. As sete da noite, em plenário.

Pergunta
Este mundo tem sempre alguém atento ao que os outros falam. Sendo político então...Cidadão faz um e.mail pra coluna e pergunta: - O sr.(Eu) que tem ido à ONU desde Sarney Presidente, como ficou ouvindo Marina dizer...”que não admite que o Brasil perda suas conquistas”?

Resposta
Caríssima leitora. Para que eu não perda o meu raciocínio, e você não perda o bonde da história dos analfabetos no poder, respondo à sua singela perguntinha com uma outra igualmente singela perguntinha: Vale morrer?

Ampliação
Em 2005, quando era deputado estadual, o hoje federal Chico Lopes aprovou na Assembleia uma Lei que dá meia passagem intermunicipal, nas oito macrorregiões do Ceará para estudantes em geral. Discurso da candidata Laís Nunes é ampliar a Lei pro Estado inteiro, sem barreiras regionais.

Imitação de Esmerino
Virou febre entre a garotada do Rio fazer pulseiras com elásticos coloridos.
Já tem até camelô na porta das escolas vendendo os elásticos. A moda foi lançada,faz uns 40 anos pelo saudoso Esmerino Arruda que as tinha às dezenas no pulso.

Lira com Dilma
A presidente Dilma Rousseff convidou o escritor Lira Neto, que acaba de lançar seu segundo livro sobre Getulio Vargas, por ocasião dos 60 anos de sua morte (está preparando o terceiro volume), para almoçar com ela. Nada sobre sua,dela,biografia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário