Fortaleza entra no tempo de escola o dia inteiro


Escola de Tempo Integral na Vila Pery atende 316 alunos
Inaugurada em fevereiro de 2013 pela Prefeitura de Fortaleza, a Escola Municipal Maria do Socorro Alves Carneiro, na Vila Pery (Regional IV), atende 316 alunos em tempo integral e oferece, além das disciplinas básicas do Ensino Fundamental, aulas de Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil, que incentivam os jovens a pensar no futuro. “Aqui, na escola, trabalhamos a dimensão humana. Todos os alunos criam projetos para refletir o futuro com suas perspectivas de vida”, explica o diretor da escola, Márcio Machado.
Pela manhã, os alunos aprendem as disciplinas básicas do ensino. No turno da tarde, eles praticam atividades eletivas, como Concentração e Aprendizado; Cidadania e Educação Fiscal; Esporte e Saúde; Educação Africana e Indígena; Meio Ambiente; e Cultura Brasileira. Além disso, os alunos da Escola de Tempo Integral têm acesso aos clubes juvenis de dança, teatro, artesanato, música, esporte, jornal escolar, leitura, rádio escolar e capoeira, geridos pelos próprios alunos.
A infraestrutura das escolas conta com salas temáticas, refeitórios, auditório, sala de apoio para o Professor Diretor de Turma (PDT), biblioteca, laboratórios de Química e Biologia. Física e Matemática, laboratórios de informática educativa e de Língua Estrangeira, dentre outros espaços.
“Antes de entrar na Escola de Tempo Integral, eu estudava de tarde e, pela manhã, só dormia e ajudava nas tarefas de casa. Agora, passo o dia inteiro na escola fazendo as atividades e me alimento de três em três horas”, conta Paloma Martins, estudante do 9º ano.
Para Yasmim Torres, também do 9º ano, já dá para sentir uma diferença no aprendizado depois de entrar na Escola de Tempo Integral. “Estou aprendendo muito mais. Aqui na escola tem orientação de estudo e temos mais aulas também”, fala.
Segundo Viviane da Silva, seu sobrinho Wanderson da Silva, do 7º ano, está aprovando o novo método de aprendizado. “Depois que matriculei ele nesta escola, tudo melhorou. Ele está mais concentrado, melhorou o comportamento e alimentação”, explica Viviane.
Escolas de Tempo Integral
Atualmente, seis escolas funcionam como Tempo Integral em Fortaleza. De acordo com a Secretaria de Educação do Município, 29 novas escolas de Tempo Integral serão construídas até 2016 e mais seis serão adaptadas para iniciar no próximo ano letivo, em fevereiro de 2015.
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
isadora@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário