Blá blá blá, blá blá blá blá


Bate-boca marca sessão da CMFor
O bate-boca entre os vereadores Ronivaldo Maia (PT) e Adail Júnior (Pros) marcou a sessão de ontem na Câmara Municipal de Fortaleza. A discussão foi motivada após Adail Júnior, que presidia a sessão, ter negado ao vereador Guilherme Sampaio (PT), um tempo para  discorrer sobre a denúncia de Ronivaldo Maia que tratava sobre o hospital de emergência, Frotinha da Parangaba, que segundo parlamentar, está realizando rodízio entre os pacientes para fazer curativos, por falta de materiais. Guilherme também iria criticar um projeto de lei de autoria do prefeito Roberto Cláudio (Pros), que propõe elevar de 25% para 30% o limite de créditos adicionais e suplementares do Governo Municipal.
“Você está muito impaciente”, disse Ronivaldo exaltado. Já Adail Júnior ressaltou que, como presidia a sessão, não iria conceder mais um tempo, haja vista que já havia dado quórum para a votação das matérias da Casa, o que fomentou mais discussão em plenário.
Ao O Estado, Ronivaldo considerou a atitude de Adail foi “antidemocrática” e afirmou que o tempo só não foi concedido ao vereador Guilherme, por ser de oposição. “Só faltava uma fala, que era a do vereador Guilherme. Eu ponderei na hora que, se fosse um aliado do Governo, ele teria dado, mas como era uma pauta negativa para o Governo, não foi concedido”, criticou.

O CULPADO
Segundo ainda Ronivaldo, os ânimos exaltados são decorrentes do clima que se estabeleceu na Casa, em razão da ação do Governo de mandar trinta mensagens que tratam da Reforma Administrativa. “Fica um clima tensionado. Não querem deixar a gente discutir paracorrer com as matérias, e a gente que é do PT, tem o nosso dever de questionar”, reverberou.  

DENÚNCIA
Ronivaldo Maia levou para a tribuna um documento de comunicação interna (CI) do Frotinha da Parangaba, assinado pelo diretor executivo do hospital, João Batista Silva, que solicita o uso de, “no máximo, um curativo por dia” e estabelece “criteriosas exceções” quando for necessário mais de um.
O parlamentar considerou a situação como “absurda” e “vergonhosa”, em razão de o Frotinha ser um hospital emergencial. O comunicado ainda esclarece falta de abastecimento na unidade e ainda solicita “otimizar o quantitativo de material utilizado em cada procedimento” para que não falte material médico hospitalar.  Ronivaldo solicitou que a Comissão de Saúde da Câmara Municipal realize uma visita ao hospital o quanto antes.
aprovados em concurso da Guarda pedem celeridade
Logo no início da sessão de ontem da Câmara Municipal de Fortaleza, a segunda turma aprovada no último concurso público da Guarda Municipal lotou a galeria da Casa, onde reivindicaram celeridade para iniciar o curso de formação, além da realização de um cronograma para traçar o trâmite do concurso parte do Poder Executivo. “Vendo a nossa situação se protelar por parte da organizadora do concurso, viemos de imediato à Câmara para pedir  ajuda aos vereadores”, disse um dos responsáveis pela comissão, Hélio Carlos Negreiros.
A comissão de Segurança Pública do Município que tem como presidente o vereador Benigno Júnior (PSC) e vice-presidente, Capitão Wagner (PR), reuniu-se com o grupo, agendando para hoje uma reunião entre os vereadores e a Secretaria de Segurança Cidadã. O líder do Governo na Casa, Evaldo Lima (PCdoB), o deputado Marcio Cruz (Pros), Eulógio Neto (PSC) e Antônio Henrique (Pros) também participaram da reunião. Na tribuna, o vereador Márcio Cruz defendeu a categoria e solicitou ao prefeito Roberto Cláudio (Pros) que nomeie todos os guardas para que concluam o nível de formação. O parlamentar afirmou ainda que a Guarda Municipal possui 1.600 vagas ociosas, o que seria exatamente o número de aprovados na turma I e II do concurso público.
“O prefeito não terá necessidade de criar vagas a mais, basta o Orçamento e ter vontade política”, defendeu. Participando da discussão, o vereador Capitão Wagner (PR) destacou que, no último domingo (14), durante o início do curso de formação da primeira turma do concurso, o prefeito Roberto Cláudio teria afirmando que o curso da segunda turma começará após o fim da formação da primeira turma. Por último, o líder do Governo, Evaldo Lima, assegurou que não será realizado nenhum concurso para a categoria sem que antes tenham sido convocados cada um dos aprovados no certame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário