O cearense vai ser preservado

Colégio Cearense teve processo de tombamento aprovado pelo Comphic
Grupo Estácio adquiriu o prédio e estará responsável pela restauração.

Após decisão do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic), o Colégio Cearense do Sagrado Coração, teve o tombamento aprovado por unanimidade, ontem, dia 8. 

De acordo com informações da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), que tem à frente o secretário Magela Lima, após a aprovação do Comphic, a instrução de tombamento segue para a assinatura do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O prédio, que recentemente foi adquirido pela Estácio para sediar o novo campus do Centro Universitário Estácio do Ceará, a partir deste ano, está sendo restaurado em sua antiga forma, afirma a reitora profa. Ana Flávia Chaves.

“A escolha do local para a instalação da quarta unidade da instituição em Fortaleza deve-se a necessidade de fortalecer o projeto de Arte e Cultura do Centro Universitário Estácio do Ceará. Estamos respondendo a um anseio da comunidade acadêmica para ter um espaço com flexibilidade de horário para que, assim, possamos cumprir a nossa missão de Educar para transformar positivamente nossos alunos. Temos a responsabilidade de preparar cidadãos que tenham a sensibilidade aguçada. E a arte e cultura é o que fará a diferença nessa formação”, disse a reitora.

Projetos de revitalização
O estudo de preservação do antigo prédio do colégio cearense está sendo feito com o apoio do quadro de professores e alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição de ensino. Até o momento já foram conferidas plantas, construídas fachadas, cortes e maquetes eletrônicas, que foram parte da instrução de tombamento e também servirão de base para a realização de estudos e, ainda, futuras propostas de projetos de restauro e conservação. Os trabalhos foram realizados pelos alunos vinculados ao escritório modelo do Curso de Arquitetura  e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará.

O grupo é um exemplo de dedicação e compromisso com projetos de responsabilidade social voltado à pesquisa e elaboração de propostas de preservação e conservação do Patrimônio Histórico  Cultural Edificado de Fortaleza. Dentre os projetos trabalhados estão: a Casa do Estudante do Ceará; projeto de Retrofit das áreas externas do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com a parceria entre as duas instituições; e o levantamento das instalações da Escola de Música Luís Assunção, bem tombado em nível municipal. Além disso, o grupo responde pelos projetos de restauro e conservação de instituições religiosas da capital, como a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição ( Igreja Matriz de Messejana), e a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo (Igreja do Carmo), uma das mais antigas e belas do Ceará.

História do prédio
De acordo com a instrução de tombamento apresentada ao Comphic, o prédio localizada na Avenida Duque de Caxias, foi inaugurado em 1917 pelos padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé, e chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 70, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade. O campus da Estácio no Centro entrará em funcionamento já no primeiro semestre de 2015. O espaço contará com igreja, teatro e quadra poliesportiva, que estão passando por uma reforma estrutural. A unidade terá também biblioteca, salas de docentes, coordenação de curso e Espaço de Estágio e Emprego e Empreendedorismo (E3). O projeto de restauração do prédio está sendo produzido pelos alunos do curso de arquitetura e design de interiores, sob a coordenação da profa. Clélia Monasterio garantindo que importância cultural do antigo prédio do Colégio Cearense não seja perdida.

Unidade Estácio Centro
A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos: engenharia civil e de produção, administração, ciências contábeis, arquitetura e gestão de recursos humanos. O Brasil registrou neste ano mais de 7 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Estácio atua em 22 estados e no Distrito Federal, onde possui 468,9 mil alunos matriculados, divididos em 39 instituições de Ensino Superior e 84 campi, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário