Festival Jazz & Blues 2015 teve plateia lotada no sábado de carnaval, com tributo cearense a Miles Davis

O sábado de carnaval em Guaramiranga foi de ingressos esgotados para os shows da noite no Festival Jazz & Blues, com um aplaudido tributo ao trompetista norte-americano Miles Davis, realizado por grandes nomes da música cearense, que interpretaram no palco principal do festival todas as músicas de um dos mais clássicos discos da história do jazz: "Kind of Blue", de 1959. 
O álbum foi recriado no palco do festival, com o público que lotou a Cidade Jazz & Blues respondendo com entusiasmo à apresentação feita pelo trompetista Hugo D´Leon, pelos saxofonistas Márcio Resende e Ferreira Júnior,  pelo pianista Thiago Almeida, pelo contrabaixista Luciano Franco e pelo baterista Denilson Lopes, reproduzindo a mesma formação de sexteto presente em “Kind of Blue”, o disco que ficou marcado pelos temas modais e que destacou “So what” e “Blue in green” como algumas das composições mais presentes no repertório jazzístico em todos os tempos.
Ao longo de pouco mais de uma hora de show, os aplausos irromperam em vários momentos, reconhecendo a interação entre os músicos, a criatividade e a ousadia nos solos, a recriação do disco a partir de uma nova abordagem, a musicalidade do sexteto reunido especialmente para o show, que estreou no Festival Jazz & Blues. Foi também um momento de formação, com um convite a um mergulho na história e na intensidade do jazz, a partir da nova interpretação para o álbum consagrado de Miles Davis – ladeado por nomes de primeira grandeza, como John Coltrane, Bill Evans, Paul Chambers e Cannonball Adderley.
Arregimentados especialmente para o show que estreará no Festival Jazz & Blues 2015, Hugo D´Leon, Márcio Resende, Ferreira Júnior, Thiago Almeida, Luciano Franco e Denilson Lopes, presentes entre os nomes mais requisitados para estúdios e palcos de Fortaleza e todos autores de trabalhos próprios de composição, arranjo e performance, aceitaram o desafio de revisitar a sonoridade de “Kind of Blue”, reinterpretando-a e transpondo-a para o palco. Conforme definiu o contrabaixista Luciano Franco, o show promoveu uma releitura, partindo do repertório, dos conceitos, timbres e sutilezas presentes no disco original para propor uma nova interpretação. “Revisitamos o repertório do disco agregando também um outro olhar, acrescentando outras influências e possibilidades”, ressalta.
“Essa foi uma forma de contemplar tanto os fãs de Miles Davis, aqueles que sempre tiveram o ‘Kind of Blue’ como um de seus discos favoritos, quanto de apresentar ao público do festival em geral a musicalidade deste fantástico álbum, lançado originalmente em 1959 e que permaneceu como um marco”, destacou o trompetista Hugo D´Leon, que ao longo do show compartilhou com o público informações sobre o contexto e a importância do disco. O saxofonista Márcio Resende também ressaltou que o disco foi um dos quatro álbuns lançados em 1959 que mudaram a história do jazz.
Mais shows do sábado
O sábado de carnaval em Guaramiranga também teve shows do violinista cearense Rodrigo Cardozo e da Big Time Orchestra, de Curitiba-PR, que colocou o público para dançar, em uma apresentação bem popular. A noite foi encerrada ao som de bandas cearenses de destaque na cena do blues: Blues Label e In Blues mantiveram a plateia aquecida até as três horas da manhã de domingo.
O Festival Jazz & Blues continua até esta terça-feira, em Guaramiranga, e recomeça na quinta-feira, em Fortaleza. Programação completa: www.jazzeblues.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário