Contato

Quem gostou grite aí...eu vou!


Carnaval em Fortaleza: equipamentos culturais da Secult oferecem programação diversificada Quem vai passar o carnaval em Fortaleza conta com opções diversificadas e acessíveis, na programação dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Além da programação carnavalesca na capital, moradores e turistas podem aproveitar os dias do período momino para um mergulho na arte, na cultura e na história de nosso Estado, com variadas atrações.
Mais tradicional palco das artes cearenses, o Theatro José de Alencar, segue oferecendo sua programação de visitas guiadas, durante o carnaval. As visitas são oportunidades para conhecer o TJA, um dos teatros-monumentos do Brasil, com o acompanhamento de educadores especializados, compartilhando desde detalhes sobre a estrutura em ferro fundido trazida da Escócia até detalhes das inscrições de nomes de romances de José de Alencar, contidas na pintura do teto da sala principal de espetáculos do TJA.
As visitas guiadas acontecerão nesta sexta-feira, 13/2, em oito horários: 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h. No sábado de carnaval, as visitas acontecem às 14h, 15h, 16h e 17h. Mesmos horários disponíveis na quarta-feira de cinzas, com novas oportunidades para o público. O ingresso custa R$ 4,00 (meia a R$ 2,00).
Baile com Dona Zefinha
Nesta sexta-feira, o Teatro Carlos Câmara apresenta o Baile da Zefinha, um diferenciado baile de carnaval, “para foliões de todas as idades” ao som das várias referências e influências do Dona Zefinha. O baile começa às 19h, com entrada franca, no teatro localizado na Rua Senador Pompeu, 454, no Centro de Fortaleza, e é uma grande pedida para o pontapé inicial do período carnavalesco, com cultura e arte. O espetáculo terá ainda a participação do Latin Duo, formado por músicos argentinos.
Sobrado José Lourenço: fotografia O Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro) estará aberto ao público neste sábado de carnaval, das 9h às 17h. Nova oportunidade para conferir a exposição “Entre o Documento e a Ficção - Fronteiras da Fotografia”, formada por trabalhos de fotógrafos cearenses e peruanos.
A exposição permanece em cartaz até 28/2 e tem entrada franca. Chance para conferir trabalhos que colocam em foco temas diversificados, a partir de um diálogo entre olhares de diferentes contextos sul-americanos.
Dragão do Mar: aberto todos os dias
De 14 a 18 de fevereiro, todos os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura funcionam em regime especial, inclusive na segunda-feira, com cinema, cafés, planetário, teatro, feirinha, museus e abertura da exposição “Corpo da Obra”, no MAC-CE, compondo o Carnaval Cultural do Dragão. A programação terá início neste sábado (14), com a abertura da exposição, que ocupa o andar superior do espaço e evidencia quatro eixos temáticos que compõem o acervo do museu.
São esses eixos: Seres ou Coisas, que traz o caráter mágico, os ambientes pós-apocalípticos, sombrios e misteriosos ativam potencialidades além do real; em Método e Construção, articulam-se relações entre o tempo e o espaço, na arquitetura e geometrização da forma; Escritas e Sujeitos ativam processos subjetivos, fluxos narrativos por onde emerge a palavra e a instância do confidencial; já em Corpo da Obra, o corpo é o elo entre a participação, a ausência e o limite.
Divididas entre esses quatro momentos, estarão expostas obras de José Rufino, Brigida Baltar, Leonilson, Eduardo Eloy, Herbet Rolim, Marcelo Gandhi, Sebastião de Paula, Efrain Almeida, Antonio Bandeira, Leya Mira Brander, entre outros. Os visitantes poderão conferir a exposição em todos os dias do Carnaval, sempre das 14h e às 20h, com acesso até as 19h30.
O Museu da Cultura Cearense segue o mesmo esquema de funcionamento e apresenta a exposição fotográfica da artista alemã Ulrike Ottinger, aberta no último dia 5 de fevereiro.
Outras atrações
Além dos museus, o visitante também poderá curtir a turnê da intérprete carioca Eliana Carneiro (Cia. Os Buriti), com o espetáculo de teatro e dança “Imagens do Sagrado – Blima”, em cartaz de sexta a domingo, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. No mesmo espaço, às 17h, o grupo Vemart apresenta o teatro infantil “O Aniversário do Palhaço”, sábado (14) e domingo (15). Também para a criançada tem Brincando e Pintando que, neste domingo de Carnaval, migra para a Arena Dragão do Mar.
Cinema e violoncelos
O Centro Dragão do Mar recebe ainda as oficinas, masterclasses e concerto, no domingo, do Festival Internacional Violoncelos em Folia, às 20h, no Anfiteatro. Os cinemas, cafés e o planetário também estarão com horários especiais de funcionamento durante o feriadão carnavalesco. O Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, regularmente fechado às segundas-feiras, terá programação nesse dia.
Já o planetário funcionará normalmente no sábado (14) e no domingo (15), abrindo ainda, excepcionalmente, segunda (16), terça (17) e quarta-feira (18), com sessões a partir das 17h.
Cineclube Bom Jardim
O Centro Cultural Bom Jardim também conta com programação durante o carnaval. O público pode conferir as sessões do Cineclube Bom Jardim, com entrada franca. No sábado de carnaval, às 16h, será exibido “Hotel Transilvânia” (de Genndy Tartakovsky, EUA, 2012, animação e comédia, 91 min. Censura livre).
No domingo, às 15h, será exibida a animação “Turbo”, de David Soren (EUA, 2013, animação, aventura e comédia, 95 min, censura livre).
Arquivo Público
O Arquivo Público do Estado do Ceará tem funcionamento normal nesta sexta-feira, até 17h, e volta a abrir as portas ao público na quarta-feira de cinzas, das 12h às 17h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário