Coluna do blog



 O mundo gira e a roda geme
Foi de 21 a 25 de janeiro de 1998 que  João Paulo II esteve em Havana. Uma viagem que gerou um mundaréu de histórias e comentários, incluindo uma desastrada participação do Cardeal Marcinkus que teria “negociado” a viagem que seria pra Porto Rico, desviando-a para Cuba, sabe-se lá motivos quais. Marcinkus conheci de perto aqui no Ceará quando arrumava a passagem de João Paulo. Fez ponto no jornal Meio Dia, do qual eu era o editor. Deu pra perceber bem alguma coisa da cabeça dele.Pois bem; eu fui a Cuba. Cheguei três dias antes do Papa e fui sentir a cidade, as províncias, o país. Viajei pra onde João Paulo viajou, correndo a Ilha de ponta a ponta. Ouvi do Papa, na chegada, ao pé da escada do Alitália, a frase que marcou a todos nós pela força das entre linhas: Que Cuba se abra ao mundo e o mundo se abra a Cuba. Fidel do lado, reverente, apaixonado, estudante secundarista de colégio de padres, ele mesmo quase um seminarista. E João Paulo se foi. Deixou um rasgo de abertura. Padres voltaram, freiras voltaram, igrejas reabertas. Em 2012 Bento XVI, mesmo sem o carisma de Jota Pê 2 foi a Cuba na tentativa de consolidar as conversações. Adiantou. Eu mesmo “virei” uma velha comunista de volta ao cristianismo e a fiz comungar numa Sexta feira da Paixão. Aí, tantos anos depois, Francisco apela a Obama prum entendimento com os Castro. Obama atende. Na Cidade do Panamá eu vi Obama e Raul Castro em cumprimentos e conversa. Francisco cutucou. Francisco, satisfeito, resolveu ir adiante e recebeu Raul no Vaticano. Raul, dois dias depois recebeu Holland, o presidente da França em Havana. Jamais um presidente europeu andou por lá. Isso é coisa de Obama mancomunado com Francisco. Francisco vai a Cuba em Setembro. Ando no pé de tudo isso desde que, naquele janeiro de 1998 resolvi juntar tudo o que sabia para escrever Cuba pós Papa. Se escrever agora talvez perca os últimos capítulos.Não duvido nadica de nada ver Raul Castro comungando.Ê,ê!

A frase: “Não reclamo, não choro, não desabafo, nem dor sinto mais. Aprendi como tempo a dar o troco, rir da adversidade, passar adiante e a por gelo quando o machucado é grande. Então, não me adianta em nada a crítica infundada, o apelido atirado, a culpa acusatória do que não fiz. No silêncio e a meu modo vou dar troco”. Leitor que anda pê da vida com as coisas.


Chegou ao Brasil (Nota da foto)
Nos arredores de Natal já se pratica o cultivo de camarão em cativeiro de maneira moderna com menores espaços e maior produtividade. Em tanques de 60x60, são criados camarões que em poucos dias chegam a 18 gramas com número bem maior de larvas por metro cúbico. Os lucros são compatíveis com os gastos com a implantação do sistema que já já deverá chegar ao Ceará. Pode apostar.

Pedido de namoro
O PDT,faz tempo, anda de namoro com Roberto Claudio. RC15, que quer ser candidato à reeleição na Prefeitura de Fortaleza estaria precisando de tempo de rádio e TV, coisa pouca para o PROS sozinho.

Ah, bom!
O Palácio do Planalto informou que o deputado cearense Danilo Forte teria indicado seis cargos no governo federal, mas não teria sido atendido em nenhum dos pedidos.

Choramingos de Heitor
Heitor Férrer, deputado estadual do PDT e na oposição ferrenha ao Prefeito e ao Governo do Estado, diz que quer ser candidato a Prefeito da capital e que isso não está certo. O Presidente do partido no Ceará retrucou: O PDT não é de um só. É múltiplo.

Isto está na mesma notícia...
“As consultas para vendas a prazo na semana do Dia das Mães caíram pelo segundo ano seguido, de acordo com o indicador calculado pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)”.

E segue...
“Ainda não temos os dados devidamente apurados, mas a nossa expectativa é de crescimento, em torno de 4%, na RMF. A manchete era: Vendas parceladas no Dia das Mães recuam 0,59%.” Estariam comprando à vista?
Assustador
A bandidagem está perdendo o respeito total. Matar um vigilante na boca da noite, no coração da Aldeota pra roubar uma arma mostra que ninguém mais respeita a Polícia. Volta Gondim, volta!!!

Encontrão
Camilo Santana vai reunir o Secretariado no fim de semana. Dias 15 e 16 estará junto com todo o grupo de auxiliares imediatos e discutirá os pepinos que tem encontrado pelo caminho. E achar soluções.

Raiva, que raiva?
Em ‘Grande Sertão: Veredas’, Guimarães Rosa, ensinou: “…a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve tolerar de ter. Porque quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente: o que isso era falta de soberania, e farta bobice, o fato é.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário