Nas barrancas do Jaguaribe


Iguatu sedia Comitê do Alto Jaguaribe
Será realizado, amanhã, no auditório da Escola de Música Humberto Texeira, em Iguatu, o Congresso de Renovação e Posse do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (mandato de 2015-2019).  Estarão presentes a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Na oportunidade, haverá apresentação da síntese do processo de Renovação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (CBHAJ); Apresentação dos critérios e a Eleição do Poder Público Federal e Estadual; Posse das entidades do CSBHAJ; Composição das Comissões para Eleição da Diretoria e Estudo do Regimento Interno e Provisória dos Vales Jaguaribe e Banabuiú.
Para a coordenadora de gestão da Cogerh/Iguatu, Hewelânia Sousa Uchoa: “A formação e renovação do CBHAJ retrata sua importância ao garantir a deliberação de decisões que influenciem na melhoria da qualidade de vida da região e no desenvolvimento sustentado da bacia. Por seu poder consultivo, normativo e deliberativo, os Comitês são considerados o “Parlamento das Águas”. Antes de sua criação, o gerenciamento da água era realizado de forma isolada por municípios e pelo Estado, o que dificultava o planejamento da sua captação, distribuição e tratamento”, concluiu a coordenadora.
O presidente do CBHAJ, Alcides da Silva Duarte, relata que esta eleição contará com maior participação das regiões Cariri Oeste e Inhamuns. “Como as regiões são minoria estas acabavam por preencher menos vagas no Comitê. Agora, com este diferencial, esperamos que todos tenham uma participação mais atuante e presente nas reuniões e nos tragam os conflitos da região para que se busque a solução”, enfatiza Alcides.
Para preparação do Congresso de Renovação e Posse são realizados quatro Encontros Microrregionais que envolvem 24 municípios. Já foram eleitos 32 membros do segmento usuários de água, sociedade civil e poder público municipal. No Congresso, serão definidos 8 vagas do poder público federal e estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário