Bicicletar?


Pedalada abre Semana Nacional do Meio Ambiente
Um passeio ciclístico, na manhã de ontem, em Fortaleza, deu início às programações em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente, antecedendo o Dia do Meio Ambiente, celebrado próxima sexta-feira (5). Mais de mil pessoas participaram e realizaram o percurso de 12 quilômetros, com saída do Parque do Cocó.
O passeio é uma parceria da Coelce, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB-CE), entre outras instituições, que este ano, teve como finalidade despertar à população cearense sobre o uso da água, com o tema “Todos Juntos Pelo Uso Consciente da Água”. Segundo o secretário da Sema, Artur Bruno, a ideia do passeio foi também de atentar a sociedade para a necessidade em mudar hábitos e culturas para a sustentabilidade. De acordo com ele, faz-se necessário pensar o desenvolvimento com sustentabilidade.
Sobre a mensagem de conscientização da água, o secretário ressalta que o Ceará é um estado semiárido, o qual já agrega uma baixa pluviometria, de uma média de 800 milímetros por ano, e que vem presenciando uma queda no armazenamento hídrico nos últimos quatro anos. “Temos pouca água armazenada e, portanto, precisamos fazer esse uso consciente. Mas a ideia [da pedalada] não é só a questão da água, é, também, do verde, dos resíduos sólidos. Esse passeio é um instrumento de educação ambiental, inclusive, na questão do transporte, por isso escolhemos a pedalada, para mostrar a importância da bicicleta, sendo uma alternativa de transporte para a população e uma alternativa sustentável”, afirmou.
A assessora especial da Semace, Sônia Sousa, também destacou a importância do momento em economizar água, visto o déficit hídrico, e de incentivar às pessoas a trocar os automóveis pela bicicleta como alternativa ao meio de transporte. Sônia comemorou o aumento na adesão de inscritos. “Na edição do ano passado tivemos a participação de 300 pessoas, e esse ano o esperado era em torno de 400, mas passamos de 1.100 inscritos. Inclusive, tivemos de barrar as inscrições por falta de estrutura, porque não estávamos preparados”.
A organização priorizou que o percurso compreendesse os pontos onde já possuem ciclofaixas na Capital. Na concentração, no anfiteatro do Parque do Cocó, aconteceu, ainda, uma feira de adoção de gatos em prol ao Dia da Adoção Animal, que ocorreu, ontem, em todo o Brasil.

Outras Ações
Ambas as organizações garantiram uma programação diversificada para tratar de assuntos de interesse do Meio Ambiente durante toda essa semana, não só em Fortaleza como em outros municípios cearenses. A Sema irá coordenar gincanas, mutirões de limpeza em praias e lagoas, palestras, feiras de produtos orgânicos, seminários, apresentações artísticas, blitze ecológicas e audiências públicas.
Segundo Sérgio Araújo, responsável pela área do Meio Ambiente na Coelce, os funcionários da companhia terão, nessa semana, diversos eventos como o Cine Debate, com apresentação de filmes ambientais; exposições de materiais recicláveis e coleta de resíduos para entregar ao e-Coelce. “Estaremos fazendo uma série de eventos voltados às questões ambientais e sociais. O leite coletado hoje [ontem] para as inscrições serão doados a instituições carentes. E nosso projeto é bem amplo, que não fica somente nessa pedalada”, destaca.

Reinauguração
Hoje, será a reinauguração do Jardim Botânico do Ceará, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O evento contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e governador do Estado, Camilo Santana. Na ocasião, haverá apresentação cultural dos índios Tapebas e entrega dos Certificados de Parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário