Seca do 15

Exposição "100 Anos da Seca de 1915", de Ricardo Schmitt, será aberta neste sábado, 4/7, na Biblioteca Pública Espaço Estação, com debate sobre o romance "O Quinze"
Os caminhos da seca no Ceará estarão retratados na Exposição “100 anos da Seca de 1915”, que tem abertura neste sábado, dia 4/7, às 8h, na Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), reaberto no último mês de abril e que oferece programação cultural permanente, sempre com entrada franca.
Composta por seis imagens do fotógrafo e documentarista Ricardo Schmitt, que percorrem os diversos aspectos da seca no Ceará, a exposição tem como pano de fundo alguns dos locais descritos por Rachel de Queiroz, no livro “O Quinze”. Carioca que escolheu o Ceará como lar, Ricardo Schmitt é um nome importante na consolidação da fotografia em Fortaleza, principalmente nas décadas de 70 e 80, e atuou de forma incisiva no fotojornalismo e na moda, além da publicidade, alcançando espaços na mídia impressa do Ceará e do eixo Rio-São Paulo.
O fotógrafo possui um acervo de cerca de 200 mil imagens, que retratam fatos históricos, personagens relevantes na esfera política e social brasileira e revelam também o fazer jornalístico de uma época marcada por grandes desafios, como a seca. Deste acervo, Ricardo selecionou 6 obras que compõem a Exposição “100 anos da Seca de 1915”, refletindo seu convívio com a seca no Ceará.
No acervo de Schmitt estão registrados os principais fatos ocorridos no estado do Ceará nos últimos 30 anos: arte, cultura, política, moda, turismo, arquitetura, música, artes plásticas, eventos, paisagens, transformações sociais, atividades industriais, convívio com a seca, desenvolvimento econômico e manifestações populares, captados sempre buscando o impacto dos fatos nos mais diferentes ângulos.
Fotografia, literatura e debate 
“É a história contemporânea do Ceará contada através da fotografia”, destaca Mileide Flores, coordenadora das Políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult. Após a abertura da exposição, às 8h, na Biblioteca Pública Espaço Estação, será realizado no turno da tarde, a partir das 14h, no pátio Rachel de Queiroz, um debate sobre a Seca, o convívio no Sertão e a obra literária “O Quinze”. Participarão como debatedores o fotógrafo Ricardo Schmitt e a coordenadora Mileide Flores. A atividade integra a segunda edição da programação do “Viva o Centro Fortaleza”, que congrega atividades culturais promovidas em diversos equipamentos, de várias entidades e instituições. Os equipamentos da Secult participam da ação.

SERVIÇO:
Abertura da Exposição “100 anos da Seca de 1915”, do fotógrafo e documentarista  Ricador Schmitt. Na Biblioteca Pública Espaço Estação, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Sábado, 4/7, às 8h. Horário de funcionamento da Biblioteca: 8h às 18h (sábados) e 8h às 17h (segunda a sexta). Neste sábado, 4/7, às 14h, acontece debate sobre "A Seca, o convívio no Sertão e a obra literária 'O Quinze', com Mileide Flores e Ricardo Schmitt. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário