Deu na Tribuna


Localizado a 20km do Mucuripe, parque resguarda belezas do mar de Fortaleza

O Parque Estadual da Pedra da Risca do Meio, uma área de conservação desde 1997, é um local interessante para mergulho em alto mar

Fortaleza tem parque marinho próprio para mergulho (FOTO: Instituto Atlântida/ Reprodução Facebook)
Fortaleza tem parque marinho próprio para mergulho (FOTO: Instituto Atlântida/ Reprodução Facebook)
Um ecossistema no Oceano Atlântico cheio de esponjas, corais e até complexos predadores como peixes ósseos e tubarões. Acredite: a possibilidade de mergulhar e ter contato com a natureza existe em Fortaleza, a cerca de 20 quilômetros da costa da Praia do Mucuripe. Trata-se do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.
Conhecido ponto turístico para mergulho, o parque se tornou uma unidade de conservação em 1997, por meio de uma lei federal. A finalidade é de assegurar integral proteção à flora, à fauna e às belezas oceânicas deste ecossistema. E quem visita encontra, de fato, as belezas naturais preservadas.
Isabella Mattos, gestora do parque, ressalta o que é permitido e proibido fazer na área demarcada como preservada. “É permitido mergulhos turísticos e com finalidade à pesquisa científica, além da pesca artesanal”, ressalta.
Espécies marinhas preservadas vivem na costa de Fortaleza (FOTO Fortaleza tem parque marinho próprio para mergulho (FOTO: Mar do Ceará/ Reprodução Facebook)
Espécies marinhas preservadas vivem na costa de Fortaleza. (FOTO: Mar do Ceará/ Reprodução Facebook)
Já o que não pode ser realizado são as pescas com caçoeira, de arrasto ou submarina, com compressor ou arpão. Além disso, também não são aceitas a lavagem de tanque de navios, disposição de qualquer tipo de lixo, captura de espécies destinadas a aquariofilia e retirada de qualquer material do substrato local.
Para visitar a área, algumas empresas organizam passeios com direito a mergulho. Uma delas é o Instituto Atlântida, que realiza a visita de janeiro a julho, já que no segundo semestre os ventos são inapropriados. O pacote de batismo (para quem não fez curso de mergulhador) custa R$ 350, com direito a transporte (barco), equipamento e instrutor, além de 20 fotos digitais. Outra empresa que realizar o passeio é a Mar do Ceará.
Serviço

Instituto Atlântida – (85) 99701-0006
Mar do Ceará – (85) 99764-6553 / 98744-7226

Nenhum comentário:

Postar um comentário