* "Envelope Aéreo" no rol dos santos


 
Missa reforça processo de canonização de Dom Lustosa
Acontece, amanhã (14), às 12 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a missa pela beatificação e canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa. A celebração litúrgica, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, lembra, ainda, os 41 anos de falecimento de Dom Lustosa. Padres salesianos participarão da missa em homenagem ao religioso, que foi arcebispo da cidade durante 22 anos (1941-1963) e era membro da Congregação Salesiana.
Em seguida, os fieis participarão de uma visita à Capela do Ressuscitado, na cripta da Catedral, onde dom Lustosa está sepultado. Na ocasião, haverá um momento de oração e depois a abertura da exposição da vida e obra do religioso. A missa marcará também os 16 anos de luta da Comissão de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa. A comissão surgiu em 1999, quando Dom José Antonio, diante de um grupo que organizava a celebração litúrgica dos 25 anos de falecimento de dom Lustosa, decidiu que era o momento de resgatar a “memória desse homem”.
De acordo com a Irmã Margarida Maria Sales, da Congregação Josefina, uma das fundadoras da comissão, o grupo surgiu para revitalizar o processo de canonização do religioso, que havia sido instaurado em 1993. Em março de 2015, padre Natale, visitador de Roma (cuja função é visitar as comunidades salesianas), trouxe informação importante sobre o processo de beatificação e canonização de Dom Lustosa. O visitador afirmou que o trâmite do processo está avançado e sinalizou que a beatificação do religioso, pelo papa Francisco, será oficializada em 2016.

Saiba mais
Dom Lustosa (1886-1974) foi arcebispo de Fortaleza durante 22 anos (1941-1963), gerindo as ações litúrgicas da arquidiocese, tanto na ação religiosa, como social. Na catequese se destacou na criação das capelanias, formando quadro de capelães militares nas Forças Armadas. Criou a Cripta da Catedral, dedicada aos santos jovens, com referência para a juventude. Além de autor de livros, escreveu para jornais da época. Assumiu a cadeira do Instituto Histórico do Ceará. Na área social, criou hospitais, escolas, centros odontológicos, além de inúmeras ações cristãs.

* Dom Lustosa era tão magro, mas tão magro que em Aracati, numa visita pastoral recebeu da famosa Castorina o apelido de Envelope Aéreo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário