Tem sindicato até de Lotéricas, sabia?

Trabalhadores de lotéricas em todo o Brasil enfrentam receio de demissão em massa. Deputado solicitou providências à Caixa Econômica e ao TCU

Os trabalhadores de casas lotéricas em todo o Brasil enfrentam receio de demissão em massa, devido à determinação da Caixa Econômica Federal de realizar novo leilão por pregão eletrônico para definir a concessão de 6.104 lotéricas. É o que afirma o Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Ceará, entidade que procurou o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), solicitando apoio na luta pela manutenção das atuais lotéricas. O novo leilão atenderia a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), no acórdão 925/2013, e prevê que sejam sorteadas as 500 primeiras lotéricas.

Segundo o Sindicato, 159 das 385 casas lotéricas existentes no Ceará estão nessa situação - um percentual de 42%. Em Fortaleza, o percentual chega a 78 %, sendo as maiores e mais antigas lotéricas do Estado, com o maior volume de trabalhadores empregados. Alguns deles atuaram no mercado por mais de 40 anos. A maioria tem faixa etária acima de 50 anos, o que dificulta a reinserção no mercado de trabalho, em outro setor, caso a medida prevista pela Caixa, com leilão marcado para outubro deste ano, venha a se concretizar.

Diante da situação, o deputado federal Chico Lopes enviou ofícios à presidência da Caixa Econômica Federal e à presidência do TCU, expondo os argumentos dos trabalhadores e solicitando revisão na decisão publicada pelo banco. "O menosprezo, a torpeza, a injustiça, a falta de respeito e a desconsideração proporcionadas por essas duas instituições públicas vêm causando um verdadeiro terror a todos que labutam nas lotéricas, do zelador ao proprietário, e em todas suas famílias", afirma Tobias Correia, presidente do Sindiloce, em correspondência destinada ao deputado Chico Lopes.

O presidente do Sindicato ainda afirma que os lotéricos só souberam da situação pela imprensa, não tendo recebido comunicado oficial por parte da Caixa, e que a margem de lucro desses estabelecimentos atualmente é muito baixa, com defasagem nos valores apurados por recebimento de boletos e apostas.

"Os trabalhadores das lotéricas pedem que seja cumprida a lei No. 12.869/13, que é posterior ao acórdão do TCU sobre o caso e determina que os contratos das lotéricas tenham vigência de 20 anos, com mais 20 de prorrogação", destaca o deputado Chico Lopes.

"A categoria aponta que o cumprimento dessa lei garantiria as atuais lotéricas pelo menos até o final de 2018. Por isso solicitamos à Caixa e ao TCU uma revisão dessa decisão e uma nova manifestação sobre o tema, procurando garantir os direitos desses trabalhadores e evitar desemprego em massa nesse setor", complementa.

50 mil empregos em jogo

O deputado destaca a gravidade do caso e a necessidade de melhor debate da situação, tanto no aspecto legal quanto em relação aos direitos trabalhistas e à realidade social. " A decisão da Caixa atinge quase metade das 13 mil lotéricas existentes no País. Seriam cerca de 50 mil desempregados, de acordo com o Sindicato. O caso é grave é merece nosso apoio para a busca de uma solução realmente dentro da lei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário