Roberto Cláudio destaca ações de Fortaleza em Encontro Global de Prefeitos

Medellin(Colombia) - “Uma cidade que promova a vida deve se comprometer com pelo menos quatro pilares de qualidade de vida urbana: estimular as economias locais para garantir elemento fundamental de autonomia que é o emprego, em especial, em momentos de recessão; garantir expansão de espaços públicos, áreas verdes e outras formas de desfrutar democraticamente o lazer na cidade; garantir uma politica de mobilidade urbana que priorize o transporte publico para o majoritário universo de trabalhadores da cidade, além de estimular outros modais, como o cicloviario; por fim e mais importante, defender a vida a partir de um conjunto de politicas de educação, juventude, segurança cidadã, combate e prevenção à dependência química que juntos possam prevenir a violência urbana. Em nossa gestão, temos  trabalhado para que nossas ações sejam sistêmicas e objetivas para atender as áreas mais vulneráveis e mais demandantes dos serviços prestados pelo Poder Público”.

A afirmação do prefeito Roberto Claudio foi feita durante sua participação no Primeiro Encontro Global Cidades para a Vida, que acontece em Medellin, na Colômbia. O prefeito foi convidado pela Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) a participar do encontro, que tem por objetivo a troca de experiências e inovações urbanas que possam garantir o desenvolvimento de políticas públicas, na perspectiva de  consolidar as cidades como espaço de vida.

Bilhete Único, faixas exclusivas de ônibus, ar condicionado nos ônibus, toda a politica cicloviária, lei de incentivos fiscais para o desenvolvimento de novos negócios em áreas mais pobres, a progressiva desburocratização para a abertura de novos negócios, as Areninhas, novas praças, academias e playgrounds em praças públicas, o Parque Raquel de Queiroz, Educação em Tempo Integral, aumento do número de creches, expansão dos equipamentos de juventude e a própria criação da Coordenadoria de Politicas sobre Drogas são exemplos concretos de ações de governo comprometidas com os pilares citados pelo prefeito.

Além disso, os prefeitos participantes do Fórum se encontrarão com dirigentes de organismos multilaterais, como Banco Mundial, BID e CAF, a quem solicitarão a possibilidade de financiamentos diretamente contratados por municípios, o que garantirá mais agilidade no processo de contratação do empréstimo.

O prefeito Roberto Claudio terá, na terça-feira, reunião com a Diretoria Internacional da CAF para tratar, especificamente, de dois novos financiamentos da cidade que deverão ser iniciados em 2016: o Cidades com Futuro e o Provatur.

O prefeito Roberto Cláudio ainda participa de um outro momento do encontro, quando vai falar das ações de cuidado com a primeira infância, trabalho que está sendo coordenado pelo gabinete da Primeira Dama, Carol Bezerra, e que, financiado pelo BID, atende crianças de zero a cinco anos nas áreas mais vulneráveis de Fortaleza, principalmente em bairros das Regionais V e VI.

Como resultado do encontro global, os prefeitos assinam uma carta denominada “Declaração de Medellin 2015”, onde assumem o compromisso de trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de metodologia para a inovação em áreas que incluam com maior força a inteligência coletiva para dar resolução aos problemas que as cidades enfrentam  no mundo inteiro.

JuventudeEm outro painel, que tratou do tema segurança pública, o secretário de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi, destacou as ações que a Capital cearense já empreende em assistência e proteção à juventude, como a Rede Cuca, a Academia ENEM, Educação em Tempo Integral (unindo escola e Rede Cuca), as Praças da Juventude e os CEUs (Centro Unificados de Esporte e Cultura).  

“Queremos que nos próximos anos Fortaleza possa ser conhecida como a cidade da juventude, fruto de todo o trabalho que estamos fazendo com a rede de proteção social à população jovem da Capital cearense”. Afirmou o coordenador de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Julio Brizzi, que ao lado do prefeito Roberto Cláudio, ainda participa do painel que deve apontar as propostas que podem dar mais segurança às cidades.

O Encontro Global 2015 – Cidades para Vida reúne especialistas, gestores e dirigentes de cidades do mundo inteiro e está debatendo, além de segurança, temas como planejamento urbano, meio ambiente, governo, desenvolvimento social, mobilidade, tecnologias e inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário