Abrem-se novos armários


Beira-Mar deve reunir 800 mil na XVI Parada pela Diversidade Sexual


parada gay
A Avenida Beira Mar receberá a partir das 13h, deste domingo a XVI Parada pela Diversidade Sexual que, neste ano, traz o tema “Retroceder jamais, somos família. Exigimos Estado laico e direitos iguais”, em referência à liberdade de expressão no país e ao reconhecimento da família, perante a lei, independente da orientação sexual.
A expectativa é a de reunir cerca de 800 mil pessoas. A Polícia Militar garantirá segurança com 100 homens, em viaturas e motocicletas, e a Guarda Municipal estará presente com efetivo de 92 homens.
Ao todo, 70 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) trabalharão na orientação do trânsito. A partir da meia noite de domingo (01), será bloqueado o recuo do acesso ao Náutico. A partir das 14h, a Av. Beira Mar será interditada entre as ruas Júlio Ibiapina e Oswaldo Cruz. Os motoristas poderão utilizar a Avenida Abolição como opção de tráfego.
Segundo Disraelli Brasil, chefe de núcleo de operações da AMC, o cruzamento da Rua Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart será interditado por, aproximadamente, uma hora. Para garantir o melhor transporte, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 32 ônibus extras para o entorno da Praia de Iracema, a partir das 14h. Os coletivos ficarão disponíveis nos terminais mais movimentados: Siqueira, Parangaba, Antonio Bezerra, Lagoa, Messejana, Conjunto Ceará e Papicu.
O Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), que organiza a XVI Parada da Diversidade Sexual, garante que a festa e as expressões artísticas LGBTs terão uma grande estrutura, com cinco trios elétricos e um trenzinho da alegria. Um desses trios elétricos estará representando a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), e terá como atração a cantora Nayra Costa.
Festa da Pré-Parada
Neste sábado (31), de 8h às 23 horas, acontece a festa da Pré-Parada pela Diversidade Sexual na Praça do Ferreira. O encontro é a preparação para XVI edição da Parada da Diversidade Sexual deste domingo (01).
A programação inclui o Balcão de Cidadania LGBT. O serviço é promovido pela SCDH em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado (SEJUS), Associação dos Cabelereiros do Ceará, Habitafor, Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde, CPDROGAS e Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
O objetivo do Balcão da Cidadania é prestar serviços e informações à população LGBT. São ofertados emissão de documentos (RG e CPF), corte de cabelo, massoterapia e recebimento de denúncias de violação de direitos humanos com o Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde e Centro de Referência Janaina Dutra.
A festa ainda contará com a Feira Empreendedora LGBT, possibilitando a artesãos e microempreendedores LGBT a oportunidade de comercializar seus produtos, fomentando a autonomia econômica desta população. O evento encerrará com o Ato Show com artistas cearenses.
A programação da Prefeitura faz alusão à lei 8.626/2002, que institui no município a Semana da Consciência Homossexual, que marca o dia 28 de junho como o Dia Municipal do Orgulho LGBT.
A Parada pela Diversidade Sexual acontece desde 1999 e tem como principais objetivos a luta pela igualdade de direitos e a extinção da violência e discriminação à população LGBT.
  
Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário