Coluna do blog




Outra greve?! Peraí!
Esta é uma nota da URCA-Universidade Regional do Cariri diante do quadro de deflagração de uma nova greve na instituição. NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA E À SOCIEDADE-A Reitoria da URCA, cuja gestão quadrienal teve início em 02.07.2015, defende um projeto de Universidade que garanta os direitos dos Professores, Servidores administrativos e Estudantes; uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e com referenciais sociais no desenvolvimento e combate a toda e qualquer forma de discriminação.A greve é um instrumento legítimo e legal da comunidade universitária e nesse sentido a Reitoria a reconhece como um meio de luta. Mas compreendemos também que essa forma de luta não pode ser desgastada e banalizada a tal ponto que a torne inoperante e inócua. Para além da legalidade de uma greve, a legitimidade consolida o ideal de deliberação republicana das decisões. A URCA tem 623 professores e somente 68 participaram da assembleia que deflagrou a greve em 26.11.2015. Incontinente à deflagração da greve, um forte movimento de não adesão por professores e estudantes se instaurou em favor do "Luta Sim, Greve Não!" que já esteve reunido com estudantes e professores em Juazeiro do Norte, no campus CRAJUBAR e em outros cursos com sede no Crato.Como é do conhecimento da sociedade, o Ceará e a URCA se inserem na dinâmica de uma crise mundial capitalista. Restringir essa crise ao âmbito da URCA, sabedores de que há enfrentamento efetivo dos problemas que impactam nosso dia-a-dia, denota limite de visão da totalidade da realidade ou uma visão propositadamente distorcida que em nada contribui para a resolução dos problemas decorrentes dessa crise.Consideramos o diálogo importante. Desde 02.07.2015 a Reitoria já realizou quatro encontros institucionais com o Sindicato, ocasiões em que pôde apresentar números precisos sobre ascensões e promoções funcionais, indicadores de crescimento da URCA em Pesquisa, Ensino e Extensão, PCCV de Servidores e Professores, Assistência Estudantil e situação de investimentos e processos administrativos em curso. Reconhecer os avanços de um processo de consolidação e manutenção de uma universidade pública, gratuita e de qualidade é fundamental para seguirmos adiante. Qualquer discussão precisa ter a verdade como condutora nesta luta: obtivemos sucesso inquestionável com a ampliação e melhorias na infraestrutura da URCA em seus diversos campi e no aumento proporcional do número de docentes à demanda decorrente do crescimento em todos os setores, mas sabemos, temos muito ainda a conquistar. Para além disto, está em curso o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado em relação às demandas apresentadas como condição para suspensão das greves que duraram, juntas, sete meses no ano de 2014.

A frase: “Esta coluna não vende... nem compra. Por aí há quem venda.” Do autor da dita cuja.

Aguenta que aí vêm elas (Nota da foto)
Aderiram ao PMB-Partido da Mulher Brasileira-no Ceará,  quatro deputados estaduais e será a quarta maior bancada da Assembleia Legislativa.  Odilon Aguiar e Laís Nunes, eram do PROS; Bethrose, do PRP e o vice-líder do Governo, Júlio César Filho, trocou o PTN pela nova sigla. E o primeiro suplente do PSDC, Nizo Costa.

Não viu o bléqui fraude
As despesas extras de fim de ano e as perspectivas são de que a economia ainda não terá se recuperado em 2016. Cuidado pra para não exagerar nos gastos e começar o ano com recursos equilibrados.

Dedo no suspiro
A economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), Marcela Kawauti, explica que um erro comum nas festas é calcular apenas as despesas com o lazer.

Os cuidados
“Tem que tomar muito cuidado com isso. Tem viagem, presente, ceia, roupa, só que janeiro também tem muitos gastos” diz a atrapalha coito.

Dou-lhe uma...
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará realizará,amanhã,dia 3, um leilão para garantir o pagamento de dívidas trabalhistas.

Bens ao arremate
Estarão disponíveis móveis e imóveis, calcinhas e sutiãs, uma sorveteria e uma fábrica de castanhas em Caucaia. É o terceiro leilão da Justiça do Trabalho em 2015.

Cinema na escola
Sobral vai receber, de 9 a 11 próximos,  o projeto “A Escola vai ao Cinema”, a partir das 8 horas, com oficinas na Brinquedoteca.

Coisa do CDL
Os filmes serão exibidos às 9 horas e 14 horas, no cinema do Pinheiro Supermercado. A iniciativa é do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social.

Pra pensar na quarta
Enquanto cê faz aí sua fezinha na mega: o único animal que cospe no prato em que comeu é o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário