Sebrae realiza X Festival do Queijo Coalho em Jaguaribe

Produto tipicamente nordestino, o queijo coalho dá identidade cultural e gastronômica à Região. No Ceará, o produto está entre as iguarias típicas da culinária local, podendo ser consumido fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais. Com o seu processo de fabricação baseado na coagulação do leite e na prensagem da massa, numa forma simples de produção, a indústria do queijo artesanal no Ceará tem destaque no agronegócio local.
Só na Região do Jaguaribe existem, aproximadamente, 400 produtores de queijo coalho. Por isso, o município sedia, há dez anos, o festival que funciona como um espaço de promoção, divulgação e comercialização do produto.
Além do Concurso do Melhor Queijo Coalho Regional, durante o evento acontecerão desfile de moda em renda de Filé, palestras técnicas e exposição de produtos, além da participação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaguaribe, com 34 estandes com produtos de diversos segmentos do Comércio, oferecendo descontos e promoções para a população.
Realizado em frente ao Parque de Exposições da cidade, o evento será aberto oficialmente às 19h30min do dia 03/12 e, durante os dois dias, receberá palestras com temas como “Tenho lucro produzindo leite”, “Tecnologia do Cultivo Intensivo da palma”, “Mineralização do rebanho leiteiro”, “Valor nutritivo do leite e do queijo em relação à saúde” e “Recentes descobertas sobre queijos artesanais no mundo”. O X Festival do Queijo Coalho do Jaguaribe será encerrado na noite da sexta-feira, com a divulgação dos vencedores e premiação do concurso que vai escolher o produtor do melhor queijo coalho da região.
Com Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário