Contato

Posse na Argentina


Disputa entre Cristina e Macri sobre posse na Argentina inclui até bastão

Atual presidente quer que cerimônia aconteça no Congresso.
Oposicionista eleito quer posse na Casa Rosada.

Da Reuters
Macri venceu com pouco mais de 51% dos votos dos argentinos (Foto: Reuters)Macri venceu com pouco mais de 51% dos votos dos argentinos (Foto: Reuters)
O aprofundamento da disputa entre o presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, e a atual presidente, Cristina Kirchner, sobre a transferência do poder nesta semana causou uma vítima improvável: o fabricante do bastão presidencial.
O conservador Macri quer receber a faixa presidencial e o bastão no palácio presidencial, a Casa Rosada, mas Cristina vem insistindo em que a cerimônia de posse seja realizada no Congresso, onde a esquerdista Frente para a Vitória, de Cristina, detém a maioria dos assentos.
Juan Carlos Pallarols, que criou um reluzente cetro para cada presidente desde o fim da ditadura militar em 1983, disse estar sob pressão dos funcionários do cerimonial do governo para entregar logo a peça.
"Quero que resolvam o problema", disse Pallarols ao canal de notícias TN. "Sou um artesão, sou um joalheiro. Não sou um mediador."
Macri, cuja vitória eleitoral em 22 de novembro revirou a política argentina após 12 anos de governo populista, queixa-se de que Cristina está obstruindo o acesso a contas públicas e dificultando uma transição suave até a posse, em 10 de dezembro.
Na quarta-feira, Macri disse que "parece que a ideia é preencher o processo de transição com obstáculos e criar tantos problemas quanto possível para o novo governo".
Aliados de Cristina reagiram dizendo que a aliança de Macri está fazendo exigências excessivas.
Um porta-voz do presidente não pôde ser contatado para comentar o assunto.
Macri visitará nesta sexta-feira a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário