Contato

Dia 20 com Meu PADIM


Primeira Missa do Padre Cícero em 2016 com público surpreendente

Roberto Bulhões

A primeira missa em louvo ao Padre Cícero de 2016 surpreendeu pela presenta maciça de devotos e romeiros de várias partes do país. A missa que acontece todo dia 20 de cada mês, sempre às 06:00h, é uma tradição de longos anos e, depois que passou a ser mostrada ao vivo pela TV, tomou outra dimensão. Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934, e, desde a data de sua morte, uma missa mensal é celebrada em sua memória. A data de 20 de janeiro também coincide com a dia dedicado a São Sebastião, também lembrado na celebração ocorrida na manhã desta quarta-feira. Nesta época do ano os romeiros da Paraíba, Pernambuco, rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, além dos alagoanos e sergipanos, participam em massa da missa do Padre Cícero.

A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano do Crato, D. Fernando Panico, que, a exemplo da missa de dezembro de 2015, voltou a destacar a carta enviada pelo Papa Francisco, reconciliando o Padre Cícero junto a igreja católica apostólica romana. D. Fernando fez questão de rememorar as virtudes e a luta do Padre Cícero em favor dos romeiros e destacou a importância da decisão tomada por Roma em reconhecer que Padre Cícero só fez o bem durante toda sua vida. Bastante aplaudido, D. Fernando pediu a união de todos em favor da igreja que Padre Cícero tanto defendeu e morreu obediente em sua fé.

Com a carta do Papa Francisco em favor do Padre Cícero surgiram novas oportunidades em favor dos devotos do “Padim Ciço”, como é carinhosamente chamado Padre Cícero, que agora não temem mais nenhuma represália por parte de padre e bispos arcaicos e conservadores. “O romeiro que é devoto do Padre Cícero é teimoso e corajoso”, afirmou o frentista Manoel dos Santos Lima, morador de Mata Grande, em Alagoas. Segundo ele, Seu pai viajou por mais de 40 anos a Juazeiro e, algumas vezes, teve que peitar o padre da localidade onde morava, que não queria deixar ninguém vir visita o Juazeiro do Padre Cícero. “Meu pai chegou a ser excomungado mas nunca deixou de pelo menos uma vez no ano trazer romeiros pra visitar meu Padim”.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, (Raimundão), que dificilmente falta a uma missa do dia 20, disse estar surpreso com a presença dos fieis na manhã de hoje e afirmou que “entra ano e sai ano e só vejo as romarias aumentando em nossa cidade. Quem tem fé no Padre Cícero jamais perde as esperanças”, afirma Raimundão. O prefeito disse ainda que “com a reconciliação da igreja com o Padre Cícero, nossa cidade vai tomar um novo rumo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário