O diabo é essa tal de Internet

Ceará “lança ” árvore solar: ideia de Greca em 2012

Postado por em janeiro 4th, 2016
aa aba 9g
Nada se cria. Tudo se copia. Em 2012, então candidato a prefeito de Curitiba, ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca desenvolveu, no Instituto Farol do Saber, com o arquiteto Guilherme Klock e com o ex-técnico do Tecpar, atual Fiat Motores, Adilson Marin, um projeto de Araucárias de Luz, árvores geradoras de energia solar, para alimentar bicicletas e carros elétricos. Também a prefeitura de Tel Aviv desenvolveu árvores solares para iluminação pública (2014).
Agora, com desenho menos sofisticado, e conceitos idênticos, a Universidade Estadual do Ceará anuncia o mesmo projeto, como de sua produção intelectual e científica. Compare os três projetos, o cearense (2016), o curitibano (2012), o de Tel Aviv (2014) :
123
O fato é que, como próprio Rafael Greca diz, o que não se faz, não existe. Fica apenas no plano das ideias. Curitiba perdeu tempo ao não votar novamente no seu prefeito inovador. Ficou para trás.
Diz texto postado, hoje, 4 de janeiro de 2016, por Sabrina Lima, da Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap):
A energia solar ajudará no deslocamento dos funcionários responsáveis pela segurança do Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece). As motocicletas e automóveis ficarão de lado, assim como o gasto com combustível e a emissão de gases poluentes, dando espaço para bicicletas elétricas, alimentadas com a ajuda de uma árvore solar.
aa aba 9f
Essa é a intenção do projeto em andamento da ECO Soluções em Energia, em parceria com o Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Uece e a empresa PROJEC. Atualmente na fase de cálculos estruturais, a iniciativa se propõe a desenvolver o protótipo de uma árvore solar, com um conjunto de dez painéis fotovoltaicos, para alimentar uma frota de nove bicicletas elétricas.
9j9e
Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas à árvore, os painéis carregarão as baterias das bicicletas.  Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos para a Uece utilizar posteriormente. A bicicleta com necessidade de carga à noite usará a energia da concessionária.
Em Israel já mais de 40% da iluminação pública é solar. A foto da árvore de iluminação urbana de Tel Aviv é da internet.
Os desenhos de Araucárias de Luz, ideia do Greca, que ilustram este post fazem parte do Plano Rafael Greca-Curitiba 2012, infelizmente não compreendido pela maioria da população, então encantada com as benesses e o canto das milionárias e loiras sereias que acabaram afogadas no desastre da Operação Lava Jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário