Antenas ligadas

Laboratório da UFC renova parceria com Força Aérea Americana para desenvolver componentes de radares

O Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM), do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará, renovou projeto com o Departamento de Pesquisa Científica da Força Aérea Norte-Americana (Air Force Office of Scientific Research – AFOSR), em Virgínia, nos Estados Unidos, para desenvolvimento de sistema integrado de antenas direcionais para uso em radares. Em vigor há quase uma década, a parceria entre LOCEM e AFOSR fomenta a pesquisa de artefatos como os ressoadores dielétricos, elementos componentes das antenas, para uso em sistemas aeroespaciais de comunicação e vigilância.

Os ressoadores dielétricos desenvolvidos no LOCEM são materiais cerâmicos, confeccionados com elementos químicos de alta pureza manipulados em laboratório, que constituem antenas de sistemas de comunicação para uso militar. De acordo com a geometria e o material de que são feitos, os ressoadores atingem uma frequência específica. Para a montagem de um radar, cerca de 4 mil peças são necessárias. "Esse tipo de antena que desenvolvemos aqui é especial, porque em vez de ser material metálico, como geralmente se usa em radares, trabalhamos com material isolante. A vantagem dele é que faz com que você possa operar o radar em altas temperaturas. É um radar que você pode usar para aplicações em foguetes, por exemplo, na reentrada na atmosfera, em que a temperatura é muito alta", explica o Prof. Sérgio Sombra, coordenador do LOCEM. 

Nessa fase do projeto de pesquisa do LOCEM com a AFOSR, que tem como prazo de investigações os próximos três anos, o enfoque será na pesquisa de novos materiais para uso nos sistemas de radares. "A ideia agora é o desenvolvimento de antenas com novas características, por isso vamos desenvolver componentes para o radar de frequência para Banda X (faixa de frequência para comunicação por satélite privativa para uso militar), que é um modo de frequência de 10 giga-hertz", comenta o Prof. Sérgio Sombra. Atualmente, em todo o mundo, há menos de 10 fabricantes desses elementos para projetos de radar. Na América Latina, o LOCEM é o único laboratório atuante na criação de materiais com essa finalidade.

LOCEM – Com o objetivo de desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas em componentes eletrônicos e ópticos voltadas para a tecnologia de sistemas de comunicação, o LOCEM tem em sua equipe mais de 50 pesquisadores, incluindo professores e estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica da UFC, além de colaboradores de universidades do Brasil e do exterior (França, Portugal, EUA, México, Espanha e Suécia). Atua em 16 linhas de pesquisa, que incluem sensores ópticos, biomateriais, desenvolvimento de softwares, antenas dielétricas e de microfita, sensores capacitivos, dentre outros. Já possui 13 registros de patentes, a mais recente feita já este ano. 

Tem ainda parcerias com empresas e mantém cooperação com o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Força Aérea Brasileira (FAB), na pesquisa e desenvolvimento de antenas dielétricas para uso em sistemas de comunicações, particularmente o Veículo Lançador de Satélites (VSL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário