Contato

Coluna do blog




Adoradores de dinheiro
Valho-me de velho admirado pra por à mesa, uma discussão que todo dia vem sendo tratada como fogo olímpico no Brasil; o governo do interino. Diz o grande Dalmo de Abreu Dallari que “...os adoradores do dinheiro estão governando o Brasil e uma das consequências é a supressão ou redução dos recursos para dar efetividade aos direitos sociais, que constituem direitos fundamentais da pessoa humana, cuja efetivação é obrigação do Estado brasileiro em decorrência de compromissos jurídicos internacionais e de disposições expressas da Constituição vigente. Notícias agora divulgadas pela grande imprensa informam que haverá essa redução ou mesmo supressão. Em termos concretos, a imprensa noticiou nesta semana que já foram suspensos os pagamentos do salário família a grupos indígenas, o que, a par de ser antiético e anti-social, é uma violência contra os direitos humanos e os princípios e as normas consagrados na Constituição de 1988. Um dado que seria pitoresco se não fosse profundamente imoral é o confronto de duas informações divulgadas na mesma edição pelo jornal “O Estado de São Paulo” (edição de 16 de julho). Ao mesmo tempo em que se informa que a equipe econômica do Ministro da Fazenda está preparando Emenda Constitucional que tem por objetivo a redução dos gastos sociais, o que significa que as pessoas e os grupos sociais de menor nível de renda receberão menos serviços, inclusive nas áreas de saúde e educação, para redução dos gastos públicos e busca de equilíbrio econômico-financeiro, outra notícia deixa evidente que relativamente às camadas sociais economicamente superiores o que se visa é a redução dos seus ônus tributários, embora, do ponto de vista rigorosamente lógico, isso represente a redução da arrecadação em prejuízo do equilíbrio financeiro. Com efeito, na mesma edição em que se noticia a busca de redução dos benefícios sociais vem a informação de que a Câmara dos Deputados aprovou Medida Provisória editada pelo Executivo, reduzindo o Imposto de Renda sobre movimentação de dinheiro para fins de turismo. A divulgação dessas orientações contraditórias é reveladora de um ponto fundamental das manifestações de oposição ao governo Dilma Rousseff: ela vinha dando continuidade aos programas de implantação dos Direitos Sociais, consagrados na Constituição e implantados a partir do governo do ex-Presidente Lula. Aliás, essa é a verdadeira razão do indisfarçável ódio das classes mais ricas com relação a Lula.

A frase: “Santo pouco conhecido atende rápido pra mostrar serviço”. Vinícius e Moraes, pedindo ajuda a Santo Onofre numa turbulência de avião.


Resgate de um justo(Nota da foto)
O trecho cearense do projeto da Transposição das Águas do Rio São Francisco ganhará o nome de “Deputado Welington Landim”. Pra isso, um projeto de autoria de Domingos Neto (PSD), foi aprovado na Câmara. Pense na falta que ele faz!

Professor Sergio
Sérgio Machado era senador da república e, nos fins de semana sempre voltava ao Ceará. Era no tempo em que nos aviões da Transbrasil havia comida e na Varig copos de cristal e talher de prata.

Mestre Machado
Diretor do programa Ceará,Capital Brasília, vez em quando vinha pra Fortaleza e por amizade a Omar Fontana, viajava de executiva com passagem de peão. Foi quando aprendi a não perder gravata.

Tornozeleira Rommanel
Pra não sujar gravata e assim perde-la,eu  abria o primeiro botão da camisa e enfiava lá a dita cuja. Sérgio Machado tirava a gravata, botava no bolso e só no desembarque colocava novamente. Ele não perdia gravata pra comida molhada.

Analisando o texto
A decisão de Romário  de candidatar-se à Prefeitura do Rio de Janeiro, anunciada, frustra a aliança que estava sendo discutida entre os dirigentes nacionais e regionais do PSB e do PRB na disputa pela sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

A Universal pesa
O acordo na capital cearense estava condicionado ao apoio do PSB ao nome do senador Marcelo Crivela (PRB) à Prefeitura do Rio de Janeiro. Esse entendimento permitiria a extensão da aliança a outras capitais.

Pastor Ronaldo
Nas conversas com as lideranças nacionais do PRB,o deputado federal Pastor Ronaldo foi aconselhado a reavaliar o projeto de candidatura própria. Aí o contexto muda e Ronaldo está livre para se lançar candidato a prefeito ou...


Nenhum comentário:

Postar um comentário