Será que alguem errou no calculo do Castanhão?

Crea-CE divulga laudo técnico sobre fissura no Castanhão na próxima segunda-feira

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) apresentará à imprensa laudo técnico relativo à fissura na barragem do Açude Castanhão às 10 horas da manhã da próxima segunda-feira (dia 25), em coletiva na sede da autarquia.

No dia 17 de junho, lembra o presidente em exercício do Crea-CE, geólogo João César de Freitas Pinheiro, a comissão instituída para fazer um levantamento das condições de segurança da barragem foi à Jaguaribara, um dos municípios no Ceará onde está localizado o Açude Castanhão.

Fissura

Na ocasião, foi feita uma inspeção numa fissura (trinca) no paramento de montante da barragem. Desde essa data, engenheiros e estudiosos vêm se reunindo na Academia Cearense de Engenharia (ACE) para analisar a questão e fazer um levantamento das condições de segurança da barragem do açude e apresentar parecer técnico dos possíveis riscos existentes no manancial.

Vale lembrar, ainda, que o Castanhão é um dos maiores açudes públicos do Brasil, sendo utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe, se constituindo também em uma importante reserva estratégica de água, acrescenta o coordenador da Comissão Técnica formada pelo Crea-CE, engenheiro civil Gerardo Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário