Bicicleteando

Parque do Cocó e Aterrinho da Praia de Iracema serão rota da Ciclofaixa de Lazer neste domingo

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) realiza, no próximo domingo (21/08), a 97ª edição da Ciclofaixa de Lazer. O percurso de cerca de 8,4 km vai ligar o início da ciclovia da Avenida Washington Soares ao Aterrinho da Praia de Iracema, passando pelo Anfiteatro do Parque do Cocó. O funcionamento da ciclofaixa de lazer será de 7 às 13 horas.

Com uma programação marcada  pelo incentivo à cultura e voltada para pessoas de todas as idades,  a 97ª edição da Ciclofaixa de Lazer terá rota saindo do início da ciclovia da Av​enida Washington Soares em direção ao Aterrinho da Praia de Iracema, passando pelo Ponto de Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó​, o percurso seguirá pela Rua Valdetário Mota e pelas Avenidas Santos Dumont, Jangadeiros, Júlio Abreu, Dom Luís, Virgílio Távora, pela Rua Júlio Ibiapina, além das avenidas Abolição, Desembargador Moreira, Beira Mar, Rui Barbosa, Historiador Raimundo Girão, passando pela Rua Idelfonso Albano, novamente chegando a Avenida Beira Mar, ​concluindo no Ponto de Apoio do Aterrinho da Praia de Iracema.

No ​Ponto de ​Apoio do Aterrinho da Praia de Iracema,  o público será contemplado com aluguel de bicicletas​, distribuição por parte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de mudas de pequeno e de médio porte, de plantas nativas (ipê, pau-branco, cedro, cajueiro, acerola, goiaba) e ornamentais (mino-alamandra, espadinha, mini- lacre, beijinho) e atendimento do SAMU​. No ​Ponto de ​Apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó, também haverá aluguel de bicicletas, além de atendimento do SAMU.

Ao longo do trajeto, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal darão suporte, atuando em parceria com E​tufor, V​ia Livre, Detran-CE e PRE-CE. Equipes do SAMU e da Guarda Municipal também prestarão assistência concentrada nos Pontos de Apoio d​o Aterrinho da Praia de Iracema e do Anfiteatro do Parque do Cocó, bem como no trajeto da Ciclofaixa de Lazer e sob os viadutos da Via Expressa / Av. Júlio Abreu e Av. Engenheiro Santana Júnior / Av. Santos Dumont.

Iniciada em 21 de setembro de 2014, a Ciclofaixa de Lazer é uma das principais opções de programação cultural e esportiva para todas as idades aos domingos em Fortaleza. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que tem se notabilizado com a participação de cerca de 4 mil ciclistas a cada ​Edição.

Campus da Unifor
Num percurso de cerca de 1km, por meio da ciclovia da Avenida Washington Soares, é possível chegar ao campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). Aberto de 8h às 18h, o campus tem amplo espaço onde os ciclistas poderão pedalar à vontade. Além disso, pode-se conferir a programação cultural oferecida no local, que está disponível no site www.unifor.br.

Ciclofaixa de Lazer abre espaço para programação cultural
A SCSP, por meio do PAITT, continua realizando o mapeamento das ações culturais, esportivas e de lazer que acontecem aos domingos na cidade nas proximidades da Rota da Ciclofaixa de Lazer para divulgá-las conjuntamente. Ou seja, a PMF abre espaço para instituições e organizações que desenvolvem projetos ou programações dentro do percurso da Ciclofaixa de Lazer interessadas em fazer parte das atividades culturais aos domingos. As propostas podem ser enviadas para o e-mail: gestaocicloviaria@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário