Equipe paulista de arquitetos vence Concurso Nacional de Ideias para o Parque do Cocó

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) divulgou, ontem, os nomes dos vencedores do Concurso Nacional de Ideias para o Parque Estadual do Cocó. Pelo sistema adotado pelo concurso, um programa de computador utilizado deu acesso às identidades dos concorrentes no momento da leitura da ata, pelo secretário Artur Bruno, com a presença dos representantes da Sema – promotora e organizadora do concurso –, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e da imprensa local.
A equipe classificada em primeiro lugar é de São Paulo, da arquiteta urbanista Marina Mange Grinover. Na segunda posição, de Fortaleza, Ricardo Henrique Muratori de Menezes. Em terceiro, de Belo Horizonte, Alexandre Brasil Garcia.
A Comissão Julgadora fez também menção honrosa ao trabalho de Gabriela Tie Nagoya Tamari, de São Paulo. Bruno fez um histórico da regulamentação do parque e falou da intenção de “ocupar 17 áreas degradadas com equipamentos de esporte, lazer, contemplação e educação ambiental”. Custódio Neto, presidente do IAB-CE, elogiou a iniciativa do Governo do Estado, ressaltando ser o concurso “a maneira mais democrática e transparente” de realizar o certame.
Os membros titulares da comissão julgadora avaliaram 18 trabalhos de todo o Brasil entre os dias 23 e 25 de novembro de 2017, reunidos no Comfort Hotel, em Fortaleza. A análise dos projetos recebidos selecionou as três melhores propostas urbanísticas, paisagísticas e arquitetônicas, conforme determina o edital do certame. A proposta vencedora receberá 80 mil reais, sendo 50 mil para a segunda e 25 mil para a terceira, além de uma menção honrosa para a quarta classificada.
Artur Bruno divulgou o resultado do concurso em transmissão ao vivo por meio das redes sociais.
O evento de premiação será dia 17 de dezembro, com a presença do governador Camilo Santana. Os trabalhos serão expostos entre 11 de janeiro e 12 de março de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário