Contato

Ouvindo o tilintar nas urnas

Deputados e vereadores oficializam mudanças

Na reta final para a mudança de partido, deputados e vereadores assinam suas novas fichas de filiação. Ontem, a movimentação nos bastidores foi intensa. Negociações em curso devem ser encerradas ao longo do dia. Isso porque os deputados federais, estaduais e distritais que querem mudar de partido para se candidatar nas eleições deste ano, sem o risco de perder o mandato, têm até hoje (6) para aproveitar a chamada “janela partidária”. O período que permite a troca começou no dia 8 de março.
O deputado federal Vicente Arruda e a deputada estadual Dra. Silvana assinaram, ontem, ficha de filiação ao Partido da República. A presidente estadual do PR, deputada Gorete Pereira, disse que as adesões fazem parte de uma “reestruturação e fortalecimento” do PR de olho nas próximas eleições.
O ato ocorreu em Brasília, sob as bênçãos da direção nacional do partido e com aval da deputada federal Gorete Pereira, dirigente estadual da legenda. Vicente Arruda deixou o PDT, enquanto Dra. Silvana, o MDB.
Doutora Silvana será a única representante do PR com assento na Assembleia Legislativa. O partido já havia perdido os deputados Capitão Wagner (Pros) e Fernanda Pessoa que, ao lado do pai, o vice-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, mudou para o PSDB.
Ontem, o deputado Osmar Baquit (que trocou o PSD pelo PDT) destacou a cerimônia de filiação do deputado Tin Gomes, que estava no PHS, e ingressará hoje no PDT. O evento acontece às 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar, localizado na Casa.
Para Osmar Baquit, o deputado Tin Gomes merece todo o reconhecimento por conta de sua postura parlamentar e a sua filiação ao PDT engrandece a sigla no Ceará. “O PDT, no Estado, está crescendo cada vez mais, com as lideranças maiores nas figuras de Ciro e Cid Gomes, e parabenizo o deputado Tin Gomes por encorpar este partido”, salientou Baquit.
Vereadores
Embora a janela não beneficie vereadores, uma vez que não haverá eleições este ano na esfera municipal, alguns parlamentares arriscaram a mudança. Foi o caso dos vereadores de Fortaleza: Soldado Noélio e Julierme Sena. Eles deixaram o PR e ingressaram no Pros seguindo a liderança do deputado estadual Capitão Wagner, que já havia feito a troca na semana anterior.

O vereador Soldado Noelio se filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na manhã de hoje. Noélio afirma que deixou o Partido da República (PR) após a sigla passar para a base aliada do governador Camilo Santana (PT). “Meu compromisso é com as pessoas de Fortaleza. Continuarei na Câmara Municipal fazendo uma oposição com responsabilidade e não deixarei que nada mude o que sou. E o que eu sou é o que defendo. E o que eu defendo é uma Fortaleza justa. Se algum partido imagina que vai me calar, está muito enganado”, disse.
Outro que ingressou no Pros foi o deputado federal Vitor Valim. Ele deixou o MDB após divergências com as reformas defendidas pelo presidente da República, Michel Temer (MDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário