Coluna do blog

Voltando do futuro
”Pobreza extrema no Nordeste cresce mais no interior do que nas capitais” - O Nordeste brasileiro foi a única das grandes regiões do país onde a miséria cresceu de forma mais significativa no interior do que nas áreas metropolitanas, mostra levantamento da LCA Consultores, a pedido do Valor, a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A pobreza extrema cresceu 11,2% no interior do Nordeste, de 6,09 milhões de pessoas em 2016 para 6,77 milhões de pessoas no ano passado. Nesse período, o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza extrema cresceu 9,2% nas regiões metropolitanas das nove capitais do Nordeste: de 1,27 milhão para 1,39 milhão, segundo o levantamento. Para Cosmo Donato, economista da LCA e autor do estudo, o mercado de trabalho gerou menos oportunidades no interior dos Estados, o que ajudaria a explicar o avanço da miséria nesses locais. A crise fiscal dos Estados, que limitou investimentos públicos e a consequente geração de empregos, pode ter tido um efeito ampliado no interior. "O mercado de trabalho esteve muito aquecido enquanto a economia estava crescendo acima do potencial. As empresas não encontravam mão de obra nos grandes centros e isso ajudou o emprego a subir na periferia dos Estados. Agora, a LCA estima que a economia retornará ao seu potencial somente a partir de 2020", disse o economista.

A frase:"Como vou deixar o país se o Lula está preso? Não se abandona um companheiro assim. Há erros que você pode cometer. Outros, não.” José Dirceu sobre se deixaria o país fugindo da prisão iminente.

Prato cheio pro Heitor (Nota da foto)
Camilo Santana volta hoje de Paris. Vem, com comitiva, a bordo de uma aeronave de subsidiária da Air France, no voo que inaugura a llinha direta com Fortaleza.Ainda não se sabese Camilo  fará o mesmo com o voo inaugural da KLM com Fortaleza, este, direto de Amsterdã. Heitor Férrer capaz de querer saber quem pagou a ida.

Fui ver
Com a matéria que abre a coluna de hoje, nas mãos, resolvi tirar a prova dos nove. Fui ao sertão ver até que ponto isso tem fundamento. A matéria é do jornal Valor, mais uma empresa global.

E vi
Pode até ser que seja verdade, mas não vi isso no Cariri cearense. Procê ter uma idéia, cidadão migrou do Espírito Santo pra Juazeiro do Norte e tá ganhando dinheiro e dando emprego fabricando piscinas.

E mais...
Em todo canto não ouvi reclamo. A senhora que vende caldo de mocotó e tapioca com vovo e queijo assado, diz que a clientela até cresceu, que os pais tão levando os filhos pras merendas (cafés da manhã) e almoços no negócio dela.

Olho grande
Outro detalhe; parece que a moda de aumentar a lupa sobre administrações públicas tá pegando. Prefeitos estão de cabresto curto com o Minisério Público seguindo passos e até "indícios" de malinação com o dindim do povo.

O PDT está empenhado na eleição de Santana do Cariri onde um aliado perdeu o poder que tenta reaver com uma nova candidatura a prefeito. O Presidente do partido no Ceará, André Figueiredo tem andado por lá com frequencia.

50 anos
Maio de 1968, a França vivia à beira da anarquia. Era um movimento político. Protestos e incendios e o mundo perto a pegar fogo. O que seria um movimento de estudantes juntos sindicatos e o povo e a coisa virou violência.

50 anos II
Paralelepípedo virou bala contra a policia. Sindicalistas já lutaram por direito de greve. A maior greve da história da França se realizou no fim de maio. De Goulle enlouqueceu. O que fazer?

50 anos III
O mundo seguiu a França. Aquela revolução virou revolução cultural. Pularam pra frente a guerra pelos direitos das mulheres e outros tantos que mudaram a face da vida na Europa, na América do Sul, na América do Norte...pela aí. 50 anos; eu estava lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário